Os 10 destinos mais comuns nas férias do goiano

Com as férias chegando, muitos goianos aproveitam para viajar e conhecer diferentes destinos dentro do próprio estado

Thiago Alonso
Por Redação Curta Mais
Pirenópolis é uma das cidades mais apaixonantes de Goiás
Pirenópolis é uma das cidades mais apaixonantes de Goiás> Foto: Guia de Destinos

Um descanso merecido é direito de todo mundo, não é mesmo? Seja tirar o mês de férias visitando os parentes, ou um fim de semana curtindo as cachoeiras no interior. Descansar é bom e todo mundo gosta.

Goiás é um estado rico em belezas naturais, cultura e história. Com uma localização privilegiada, no coração do cerrado, Goiás abriga uma quantidade infindável de cachoeiras, cânions, serras, lagos e rios. Além disso, o estado possui cidades históricas, artesanato, gastronomia e festas típicas que encantam os visitantes.

Pensando nisso, o Guia preparou uma lista com 10 destinos que nunca fogem do radar dos goianos e sempre figuram no topo de preferências na hora de aproveitar o tempo livre!

Caldas Novas

O destino mais famoso procurado pelos goianos, Caldas Novas é conhecida principalmente pelas suas águas termais, que chegam a 58°C. A cidade possui uma grande infraestrutura de hotéis, resorts, parques aquáticos e atrações para toda a família. É o destino ideal para quem busca relaxar e se divertir nas férias.

Foto: Divulgação

Pirenópolis

Uma das cidades históricas mais charmosas de Goiás, Pirenópolis (ou Piri, para os mais íntimos), conta com um centro repleto de casarões coloniais, igrejas, museus e lojas de artesanato. A cidade também é famosa pelas suas cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas, que atraem os amantes da natureza e da aventura. A agenda cultural é rica, e inclui a tradicional Festa do Divino Espírito Santo e o Festival Gastronômico e Cultural.

Pirenópolis é uma das cidades mais apaixonantes de Goiás
Pirenópolis é uma das cidades mais apaixonantes de Goiás> Foto: Guia de Destinos

Chapada dos Veadeiros

Pra quem é fã de ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros é a opção perfeita pra você. Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a região abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que possui uma área de mais de 240 mil hectares, com diversas cachoeiras, cânions, mirantes e formações rochosas. A Chapada dos Veadeiros também é conhecida pela sua energia, misticismo e comunidades alternativas, que oferecem terapias, vivências e produtos naturais.

A Chapada dos Veadeiros é um dos patrimônios internacionais da Unesco em Goiás
A Chapada dos Veadeiros é um dos patrimônios internacionais da Unesco em Goiás

Cidade de Goiás

A antiga capital do estado e um dos maiores patrimônios históricos e culturais do país, também declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A Cidade de Goiás preserva a arquitetura, a arte e as tradições do período colonial, com destaque para a figura da poetisa Cora Coralina, que viveu e escreveu na cidade. A Cidade de Goiás também é palco de importantes eventos, como o Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) e as Procissões da Semana Santa.

A cidade de Goiás foi a primeira capital do estado. Foto: Secom
A cidade de Goiás foi a primeira capital do estado. Foto: Secom

Alto Paraíso de Goiás

A principal cidade da Chapada dos Veadeiros e um dos destinos mais procurados pelos goianos nas férias. Alto Paraíso de Goiás oferece uma variedade de opções de hospedagem, gastronomia, lazer e serviços, além de ser o ponto de partida para muitas atrações da região, como o Vale da Lua, a Cachoeira dos Cristais, o Jardim de Maytrea e o Parque Solarium. A cidade também é famosa pelo seu clima esotérico, com diversas lojas, pousadas e espaços dedicados à espiritualidade e ao bem-estar.

Foto: Mídia Turis

Formosa

Cerca de 80 km de Brasília, Formosa possui muitas belezas naturais, como grutas, cachoeiras, lagos e rios. Um dos principais atrativos da cidade é o Salto do Itiquira, uma queda d’água de 168 metros de altura, que impressiona pela sua beleza e força. Outro destaque é o Adventure Eco Park, um parque de aventura que oferece atividades como tirolesa, arvorismo, rapel, rafting e bóia-cross.

Foto: Prefeitura de Formosa

Cristalina

A capital nacional do cristal, Cristalina, possui a maior reserva de cristal de rocha do mundo. A cidade é um paraíso para os apaixonados por pedras preciosas, pois conta com um comércio variado de joias, bijuterias, artesanato e decoração feitos com cristais. Cristalina também tem atrações naturais, como a Cachoeira da Pedra Furada, o Morro da Torre e o Parque Ecológico das Pedras.

As 10 cidades mais ricas de Goiás
Foto: Prefeitura de Cristalina

Aragarças

Na divisa com Mato Grosso, Aragarças possui um grande potencial turístico, por conta das suas águas termais, que brotam do subsolo a uma temperatura de 38°C. Um dos melhores lugares para aproveitar as águas termais é o resort Thermas Água Santa, que possui várias piscinas, bar, lago para pesca e uma área verde. Aragarças também tem outras atrações, como o Morro do Caiapó, a Ilha do Bananal e o Rio Araguaia.

Cidades goianas às margens do Rio Araguaia
Foto: divulgação da prefeitura municipal

Ipameri

A mistura de história, cultura e natureza, com um centro histórico que conserva casas, igrejas e fazendas do século XIX tem um nome: Ipameri , que também é conhecida pela sua produção de queijos artesanais, que são uma delícia e podem ser encontrados em diversas lojas e feiras. Além disso, a cidade possui cachoeiras, rios e serras, que convidam para um passeio ao ar livre.

Mambaí

Mambaí é uma cidade de ecoturismo e aventura, que fica na divisa com a Bahia e que possui um relevo acidentado, com grutas, cânions, poços e cachoeiras. Mambaí é um destino perfeito para quem gosta de adrenalina, pois oferece a possibilidade de realizar rapel, pêndulo, tirolesa, espeleologia, trekking e mountain bike. Uma das atrações mais famosas é a Cachoeira do Funil, que tem uma queda de 35 metros e um poço de água cristalina.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.