Pit Dog: Entenda a origem goiana do termo que conquistou o Brasil

Você conhece a história do Pit Dog? Saiba tudo aqui!

Amanda Mendonça De Oliveira
Por Amanda Mendonça De Oliveira
3b00e9faee230caa30afc7f95a991450

Atualmente, Goiânia é uma cidade com diversas opções gastronômicas. Na capital goiana você pode encontrar diversos tipos de comida de altíssima qualidade, o que faz com que a cidade seja um paraíso para os amantes de comida. Porém, nem sempre foi assim. Em 1972 Goiânia tinha pouquíssimas opções gastronômicas e foi neste cenário que nasceu o famoso Pit Dog. 

 

História do sanduíche em Goiás

 

Hoje, por onde quer esteja, é possível encontrar um Pit Dog, seja em uma rua movimentada, ou em um bairro mais simples de Goiânia. Devemos isso aos irmãos Jacob e Jorge Abdalla Rassi que vieram do Paraná para Goiânia, e por aqui conseguiram sucesso ao iniciar um pequeno negócio em 1972. Eles não imaginavam que o seu investimento iria fazer tanto sucesso e inclusive se tornaria o que é hoje, patrimônio de Goiânia.

 

Os irmãos abriram uma sanduicheira na rua 7, no Centro de Goiânia, e ofereciam uma variação de um sanduíche que viram em Curitiba, o lanche chamado x-salada contava com um recheio generoso, e não demorou muito para fazer sucesso e logo se tornar o lanche favorito dos goianos. O que não é de se espantar, pois quem não iria amar um hambúrguer na chapa, com presunto, queijo, alface, tomate, milho, batata palha e outros acompanhamentos, como o bacon, linguiça e o abacaxi para aqueles que gostam. A versatilidade do X-Salada o torna uma escolha popular para qualquer refeição e a qualquer horário.

 

Em pouco tempo, a loja física bombou, foi então que surgiu a ideia dos trailers que continham sistema completo para a produção dos lanches e chegou a matar a fome de muita gente na Praça do Avião, Universitária, Tamandaré e Cruzeiro. Desse momento em diante, foram surgindo novos e novos modelos de trailers que ofereciam o tão procurado x-tudão, e o nome Pit Dog ficou marcado em todos!

 

O nome Pit Dog foi dado em homenagem ao animalzinho de estimação da família “um pequeno cachorrinho”, e a logomarca também continha a ilustração de um cachorro. No início pensaram no nome em inglês “little dog” que significa pequeno cachorro, depois aperfeiçoaram o nome alterando a palavra em inglês para o francês “Petit”, que também significa pequeno, e mantendo a palavra “Dog” em inglês. E foi com essa mistura de línguas, e aportuguesando o termo criado que nasceu o tão amado Pit Dog. 

 

Já fazem mais de 50 anos que os lanches feitos nesses locais conquistaram a capital de goiás e ganharam o coração da população por serem um jeito rápido, barato e delicioso de se matar a fome, principalmente durante a noite. Hoje, são mais de mil estabelecimentos na capital, cada dia mais conquistando o coração dos goianos.

 

Projeto de Lei que tornou Pit Dog Patrimônio de Goiás

 

No dia 8 de outubro de 2020, o governador Ronaldo Caiado sancionou a lei que torna os quiosques montados em praças, que fazem sanduíches preparados na hora, como patrimônio cultural imaterial de Goiás. Rogério Cruz destaca a importância da lei para a valorização de tantos cidadãos goianos que trabalham nestes locais. Ele ainda afirmou que essa lei deveria ter sido feita há muitos anos e que os nossos Pit Dogs são citados em todo o Brasil. 

 

A autora do Projeto de lei foi Adriana Accorsi (PT), defendeu a ideia de que os Pit Dogs são espaços inclusivos e democráticos, frequentados por pessoas de todas as classes sociais. Além disso, esses locais são uma parte importante do cotidiano da população ao longo de várias décadas.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja Também<

 

10 pratos típicos de Goiânia reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial de Goiás

 

Pit Dogs são oficialmente patrimônio cultural de Goiás 

 

10 razões por que os pit dogs são um patrimônio gastronômico de Goiânia