Conheça 13 pratos típicos da Bahia

Os pratos típicos da Bahia dão água na boca e são famosos em todo o Brasil. Conheça os principais.

rodrigosouza
Por Redação Curta Mais
comida bahia pratos da bahia
Foto: Reprodução/ mapsofworld

A culinária baiana é rica, variada e cheia de história, com muitos pratos que trazem um pouco da herança africana que se misturou com a cultura local. Quer conhecer um pouco mais sobre essas delícias? Então, prepare-se para descobrir 13 pratos típicos da Bahia que vão te deixar com água na boca. Continue lendo essa matéria até o fim e fique por dentro.

 

Acarajé

O acarajé é o prato mais famoso da Bahia. Ele é feito com massa de feijão fradinho, frito em azeite de dendê e recheado com camarão, vinagrete, vatapá e pimenta. Quem tem alergia a camarão precisa tomar cuidado, mas quem pode comer, vai adorar. Outra opção de recheio para essa delícia é o caruru, que é um creme de quiabo.

acarajé bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Abará

O abará é parecido com o acarajé, mas ao invés de ser frito, ele é cozido. Feito também com massa de feijão fradinho, o abará é cozido em folhas de bananeira. É um prato tradicional em rituais do candomblé, oferecido aos orixás.

abará bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Vatapá

O vatapá é um prato cremoso feito com leite de coco, pão francês, amendoim, farinha de mandioca, gengibre, camarão, castanha de caju e azeite de dendê. Ele é usado como recheio de acarajé ou servido com arroz e caruru. Também pode acompanhar peixes, frutos do mar ou frango.

vatapá bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Caruru

O caruru é um prato feito principalmente de quiabo, cortado e cozido com camarão seco, temperos e o famoso azeite de dendê. Esse é outro dos pratos típicos da Bahia que muitos turistas adoram.

caruru bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Moqueca baiana

A moqueca baiana é um prato famoso, geralmente feito com camarão ou peixe, mas também pode ser feito com siri ou mariscos. Os ingredientes principais são leite de coco, temperos e azeite de dendê, resultando em um prato saboroso e aromático.

moqueca bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Bobó de camarão

Mais um dos pratos típicos da Bahia. O bobó de camarão é uma mistura deliciosa de camarão com mandioca, leite de coco, temperos variados e azeite de dendê. É bem parecido com a moqueca, porém mais denso e encorpado por causa da mandioca.

bobó de camarão bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Xinxim de galinha

Esse delicioso prato é feito com frango, castanha de caju, camarão seco, amendoim e temperos. Essa combinação até pode parecer estranha, mas o sabor é incrível e vale a pena experimentar.

xinxim de galinha bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Sarapatel

O sarapatel é um prato originário de Portugal feito com vísceras de porco cortadas em cubos que são refogadas e cozidas com temperos. Às vezes, é adicionado sangue suíno no preparo. É geralmente servido com arroz ou farinha de mandioca.

sarapatel bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Tapioca

Esse é um dos pratos típicos da Bahia mais famosos. A tapioca é de origem indígena e muito popular em todo o Brasil. Feita com massa de polvilho, ela pode ter recheios variados, como leite de coco, queijo, frutas, carnes ou manteiga. Na Bahia, é comum rechear a tapioca com peixe ou camarão seco.

tapioca bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Quindim

O quindim é um doce de origem portuguesa, adaptado no Brasil com coco ralado em vez de amêndoas. É feito com gema de ovo, açúcar e coco ralado, resultando em um doce muito apreciado por milhares de pessoas.

quindim bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Arroz de Hauçá

O arroz de Hauçá é um prato originário da África feito com arroz branco cozido no leite de coco, carne seca e azeite de dendê. É conhecido como o prato favorito do escritor Jorge Amado.

arroz de hauça bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Mungunzá

Também conhecido como canjica em outras partes do Brasil, esse prato é feito com um tipo diferente de milho, que é cozido e misturado com leite de coco ou leite animal, canela, açúcar e amendoim. É popular o ano todo na Bahia.

canjica bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Cocada

O último dos pratos típicos da Bahia da nossa lista. A cocada é um doce feito de coco ralado e açúcar, muito tradicional na Bahia, mas popular em toda a América Latina. É uma delícia que você precisa degustar depois do almoço.

cocada bahia
Foto: Reprodução/ escolaeducacao

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.