Previsão indica início das chuvas em Goiânia esta semana!

Estado de Goiás tem enfrentado um longo período seco, e a capital goiana já soma mais de 130 dias sem chuvas

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
cidades previsao do tempo minas gerais chuva em minas 1709051790
Foto: Cristiane Mattos / ilustrativa

Goiânia, que está há mais de 100 dias sem chuva, pode finalmente ver a chegada de precipitações ainda esta semana. A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) indica que, a partir de domingo, dia 15 de setembro, o estado pode começar a experimentar chuvas irregulares, que devem amenizar o calor intenso e a baixa umidade do ar.

Durante o período de seca, Goiás registrou cerca de 130 dias ininterruptos sem chuvas, agravando os efeitos das queimadas e elevando significativamente as temperaturas. Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, embora as primeiras chuvas sejam passageiras, elas proporcionarão alívio temporário até que o período chuvoso regular comece, previsto para novembro.

Ações preventivas

Em preparação para a chegada das chuvas, a Defesa Civil de Goiânia realizou uma reunião técnica na última quinta-feira (05), para planejar ações preventivas e de resposta. O encontro contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais e órgãos estaduais, como Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Defesa Social, Mobilidade, Infraestrutura, Urbanização, Saúde, além da Equatorial, Saneago, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado.

O objetivo das ações é reduzir os danos causados pelas chuvas intensas. O coordenador executivo da Defesa Civil, Robledo Mendonça, destacou que a preparação inclui a limpeza de bocas de lobo, sistemas de drenagem e canais onde passam cursos d’água, que frequentemente entopem e provocam alagamentos. Além disso, será criado um grupo de comunicação instantânea para melhorar a coordenação entre os órgãos envolvidos e otimizar o tempo de resposta durante as precipitações.

A Defesa Civil também monitorou pontos críticos durante a seca e preparará simulações para ajustar as estratégias de resposta, visando garantir uma atuação eficiente e reduzir os impactos das chuvas previstas.

 

 

 

 

Veja também:

Fumaça em Goiânia: quais as causas e até quando vai o fenômeno

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.