Projeto “De bike pra escola” arrecada bicicletas para crianças da comunidade Vão das Almas

Iniciativa lançada por três amigas que vivem em São Paulo pretende arrecadar 120 bicicletas para crianças quilombolas

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Você sabia que Goiás tem a maior comunidade quilombola do Brasil? Os Kalungas são descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central e formaram, há mais de duzentos anos, uma comunidade próxima à Chapada dos Veadeiros. Entre as comunidades que vivem no território Kalunga, está a comunidade Vão das Almas, formada por adultos, idosos e muitas crianças.

As crianças quilombolas todos os dias enfrentam uma dura rotina: acordam às 4h da manhã e percorrem um trajeto de 14 quilômetros para chegar à escola. Depois de fazer uma viagem ao local e conhecer a realidade de meninas e meninos quilombolas, a goiana Carla Marinho – que hoje vive em São Paulo – decidiu lançar uma campanha online de arrecadação de bicicletas novas ou usadas para serem doadas às crianças. Ela conta com a ajuda de mais duas amigas, Maria Lívia e Amanda Letícia, e juntas divulgam o projeto “De bike pra escola”, que já conta com um site, uma conta no Instagram e uma página no Facebook.

Para a doação de bicicletas para cerca de 120 crianças, é necessário entrar em contato com as amigas via redes sociais ou ainda pelo e-mail [email protected]. Por causa do custo do frete, apenas doações das cidades de Goiânia, Brasília e São Paulo serão recebidas. Mas, se você quiser ajudar mesmo assim, pode participar fazendo doações em dinheiro, através do site do Vakinha. Depois de atingida a meta, as amigas pretendem levar o projeto para outras comunidades que enfrentam as mesmas dificuldades, uma louvável iniciativa que busca viabilizar a educação no país.