Quasar Cia. de Dança se despede do público com apresentações em Goiânia

Os 15 integrantes da equipe já estão cumprindo aviso e a crise econômica motivou a decisão

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
bc05d115d959852d811be7dc7df88a1c

Criada há 28 anos em Goiânia, a Quasar Cia. de Dança pode estar com os dias contados. Referência mundial no estilo contemporâneo, a companhia irá cumprir as últimas apresentações agendadas e depois fará uma paralisação por tempo indeterminado. Os 15 integrantes da equipe já estão cumprindo aviso.

Em Goiânia, a despedida será nos dias 9, 10 e 11 de setembro no Teatro Goiânia com o novo espetáculo “A Distância Entre Nós Dois” e no dia 15 de outubro, no Teatro Sesi com o consagrado “Sobre Isto Meu Corpo Não Cansa”. Os ingressos custam R$ 60 (a inteira) e podem ser comprados diretamente na sede da companhia, na Rua T-28, 717, Setor Bueno (Telefone 3251-5580). O grupo cumpre os últimos compromissos agendados em Brasília (16 a 18 de setembro) e na cidade de Guadalajara, no México.

A crise econômica refletiu diretamente na difícil decisão anunciada nesta terça-feira (6) pela direção da Quasar. “É um dia triste e para não acumular mais prejuízos decidimos parar uma vez que os contratos de patrocínio não estão sendo renovados”, lamenta Vera Bocalho, diretora da Quasar. A produtora revela que 85% dos recursos eram de incentivos culturais como a Lei Rouanet (Federal) e Goyazes (Estadual) e o restante com a venda de ingressos e contratos diretos. “A crise refletiu diretamente na área cultural e infelizmente não seremos os únicos a encerrar as atividades”, comenta. A Petrobrás que era a maior patrocinadora da cultura no Brasil não tem renovado contratos desde o começo da crise da empresa.

Nas quase três décadas, a Quasar já se apresentou em 25 países e acumula prêmios e admiração por onde passa. Antes de jogar a toalha em definitivo, a direção da companhia ainda busca outras formas de incentivo como patrocínio de pessoas físicas e de empresas privadas que poderiam ter algumas contrapartidas como mídia e divulgação das marcas. “No momento esta seria a única saída para a Quasar não acabar”, acredita Vera.

Quasar Cia. de Dança – Espetáculo: “Sobre isto, meu corpo não cansa” from Quasar Cia. de Dança on Vimeo.

(Foto: Layza Vasconcelos)