Quase 500 mil goianos estão com irregularidades na Justiça Eleitoral; saiba como resolver

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
375dcfc1 8825 4297 978f f06e62772409

Quase 500 mil eleitores goianos estão irregulares junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-GO). Deste total, 147 mil tiveram inscrições canceladas por ausência nas últimas três eleições consecutivas. Outros 298 mil cancelamentos foram causados por não comparecimento à revisão para o cadastro biométrico. Além disso, 49 mil goianos tiveram seus direitos políticos suspensos.

Os eleitores podem regularizar as pendências junto à Justiça Eleitoral até 8 de maio de 2024. Confira como proceder:

Acesse o Autoatendimento Eleitoral, disponível no canto superior direito da página do TSE.

  • Clique em “Título Eleitoral”.
  • Vá até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.
  • Anote o número de protocolo e acompanhe o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Consequências
Com o título eleitoral cancelado, não é possível votar. E os transtornos vão além: quem não estiver em dia com as obrigações eleitorais fica impossibilitado de tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública ou participar de qualquer ato para o qual se exija a quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.