Ser feliz impulsiona produtividade no trabalho, aponta pesquisa

Como diz aquele famoso ditado popular “rir é o melhor remédio!”

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
daa4d7dba963787b0e23ce1f4a34b495

A rotina de trabalhos extensos e pesados, a correria do dia a dia e as contas a pagar, podem te desanimar fortemente. Nessas horas, tudo começa a dar errado. Tanto rendimento quanto engajamento parecem evaporar e, por mais que você se esforce, todo seu trabalho parece não gerar bons resultados.

Segundo a pesquisa Using Humor To Deal With Workplace Stress (Usando o humor para lidar com o estresse no trabalho), publicado no site Managment Issues, nessas ocasiões, o bom humor é o melhor remédio.

Além de remover sentimentos negativos e improdutivos, o bom humor nos faz enxergar novas abordagens para diferentes situações; diminui a pressão arterial; atua na inibição de medo, ansiedade e estresse psicológico; e aumenta a tolerância a dor.

Estudos mostram ainda que rir pode dar ao seu corpo alguns benefícios iguais ao de um exercício físico moderado, por exemplo. De acordo com o Psiquiatra William F. Fry, rir cem vezes durante o dia tem os mesmos efeitos cardiovasculares que fazer exercícios de remo durante 10 minutos.

Juntos, todos esses benefícios levam a uma maior satisfação no trabalho, gerando engajamento, produtividade, retenção e resultados financeiros. Para empresas que lidam com a epidemia de saúde mental, a Grande Demissão ou, até mesmo a Demissão Silenciosa, “paranóia de produtividade” e outros, a ciência do bom humor pode trazer implicações profundas.

A ciência por trás do bom humor

Quando dividimos um momento de risada com amigos e família nos sentimos, instantaneamente, mais leve e tranquilos. Isso acontece porque o riso pode reverter mudanças hormonais causadas pelo cortisol estressante e estimular a produção de endorfinas.

Durante uma risada, os índices de cortisol sofrem uma baixa e as endorfinas aumentam, assumindo o controle do sistema e diminuindo os níveis de estresse.

 

Veja também:

 

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.