Serras Gerais: um paraíso intocado bem pertinho de Goiás

As Serras Gerais, situadas no sudeste tocantinense, fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e seus atrativos estão espalhados por vários municípios, tais como Natividade, Almas, Dianópolis, Rio da Conceição e Aurora do Tocantins.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
a5287a760dd4a364a30023f6d23b1c3d

As Serras Gerais, situadas no sudeste tocantinense, fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e seus atrativos estão espalhados por vários municípios, tais como Natividade, Almas, Dianópolis, Rio da Conceição e Aurora do Tocantins.

 

Localizada no sudeste do estado do Tocantins,  bem pertinho da Bahia e Goiás,  as Serras Gerais compreendem uma região repleta de cachoeiras, rios azuis, muita história e tradições.  A região é formada pelas cidades de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.Em cada município, que compreende a região turística,  há um atrativo diferente.

Mas, já adiantamos que os  principais atrativos são as montanhas esculpidas pela ação das águas e dos ventos, detalhadas por cânions, mirantes, grutas, cavernas, cachoeiras e rios, ora menos ora revolto, apropriados às emoções do rafting. Tudo isso cercado por uma vegetação exótica.

Entre os atrativos da região destacam-se:

  1.  Almas:

Canion

Cânion Encantado em Almas – Tocantins. Crédito: Gazeta do Cerrado

Almas é um dos municípios mais antigos do Tocantins.  Está localizado a 678 km de Brasília,   800  km de Goiânia e a  307 km de Palmas, capital do estado do Tocantins.

Principais atrativos: Cânion Encantado, Vale dos Pássaros, Cachoeira da Cortina, Cachoeira Urubu Rei, Arco do Sol

 

 

  1. Arraias:

Centro

Centro-Histório de Arraias. Crédito: Gazeta do Cerrado

Localizada no sudeste do estado do Tocantins, é conhecida como “Cidade das Colinas”, pois está cercada por muitas destas formações. Com seus 722,40 metros de altitude média, Arraias é a cidade mais alta do estado do Tocantins e a segunda cidade mais alta da Região Norte do Brasil, sendo superada apenas pelo município de Pacaraima (RR). Arraias fica a 486.66 km de Goiânia, 429 km de Brasilia e 425  Km de Palmas, capital do Tocantins.

Nascida no período áureo da mineração no Brasil, a cidade também atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro e prata, no período colonial. Essa exploração aconteceu concomitantemente com a da cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás-Velho, antiga capital do estado de Goiás.

Principais atrativos: Centro Histórico e Chapada dos Negros

 

  1. Aurora do Tocantins:

Rio

Rio Azuis em Aurora do Tocantins. Credito: Governo do Tocantins

Aurora recebeu esta denominação porque a localidade é circundada por cordilheiras, causando o aparecimento do sol mais tarde. Com o crescente desenvolvimento, o povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Taguatinga. Em 29 de outubro de 1963, o distrito foi elevado à categoria de município, com o nome de Aurora do Norte, e depois Aurora do Tocantins. A cidade fica a 672 km. de Goiânia, 470 km  de Brasília e a 500 km Km de Palmas, capital do Tocantins

Principais atrativos: Rio Azuis, Praia do Pequizeiro, Cachoeira do Sombra

  1. Rio da Conceição:

Lagoa da Serra em Rio da Conceição no Tocantins. Crédito: Governo do Tocantins.

Rio da Conceição fica a 310,1 km de Palmas, capital do Tocantins, 734,4 km de Goiânia e 532,1 km de Brasília.

Principais atrativos: Lagoa da Serra, Cachoeira do Brejo Limpo, Mirante do Cerrado

  1. Dianópolis:

Fortaleza dos Guardiães – Dianópolis – Tocantins

Uma das maiores atrações turísticas dos últimos anos tem sido o carnaval. O carnaval de Dianópolis, denominado Dianofolia, ao longo dos anos vem se estruturando e hoje é visto como um dos melhores carnavais do Tocantins. Dotado de boa estrutura organizacional os seus foliões encontram segurança, podendo brincar o carnaval em um clima de paz e muita descontraçãoOs blocos carnavalescos, organizados e bem estruturados, em muito contribuem para consolidar este grande evento.

 

São os seguintes Pontos Turísticos na cidade tocantinense:

  • Lagoa Bonita ( https://goo.gl/maps/khJrzPLaPxJ2 ): Distância/Acesso: 30 km / TO – 110 Descrição: Existem duas lagoas: a rasa e a funda, ambas com água quente. Na lagoa rasa existe um sumidouro onde não se consegue afundar. A 200 metros dali passa o rio Palmeiras. Como chegar -> https://goo.gl/maps/kkA6VJxNKmz.

  • Balança: Distância/Acesso: 15 km / TO – 040 Descrição: Ribeirão Morena com boas margens para lazer e limpidez; bom para banhos.

  • Balneário Municipal: Distância/Acesso: 25 km / TO – 476 Descrição: rio de águas límpidas; bar; quiosques; quadra de vôlei; sanitários; estacionamento; boas margens para lazer; ideal para banhos; diariamente aberto.

  • Cachoeira da Ré: Distância/Acesso: 20 km / TO 387 Descrição: pequena extensão e limpidez; o acesso é feito por trilha de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

  • Cascata Cachoeirinha: Distância/Acesso: 6 km / TO – 040 Descrição: riacho com boa margem para lazer; piscina natural; oferece um cenário de grande beleza.

  • Cascata do Novo Horizonte: Distancia/Acesso: 5 km / TO – 040 Descrição: piscina natural de pequenas dimensões; margens de pedras; bom para banhos; o acesso é feito por trilha de aproximadamente 30 minutos.

  • Região da Garganta: Distância/Acesso: 70 km / TO – 387 Descrição: vegetação exótica; platô da Serra Geral; cânions, mirantes; ideal para a prática de observação e pesquisas.

  • Rio Gameleira: Distância/Acesso: 20 km / TO – 040 Descrição: piscina natural; margens de pedras; bom para banhos; o acesso é feito por trilhas de aproximadamente 45 minutos.

  • São Sebastião: Distância/Acesso: 15 km / TO – 110 Descrição: no povoado da Amaralina. Um bom programa é visitar o rio Palmeiras e as grutas.

  • Mina Tapuia: Mina de ouro muito rica, no centro da cidade. Pertencia originalmente aos índios. Nas décadas de 50/60 foi largamente explorada por americanos. A mina Tapuia é uma das mais ricas em teor de ouro por tonelada de minério (280 g), mas suas reservas são pequenas o que tornou inviável o seu reaproveitamento. Foi fechada após uma explosão de dinamite na qual vários funcionários se acidentaram. A mina está toda inundada. Ela tem 70 metros de profundidade e mais 100 de comprimento.

Principais atrativos: centro histórico e cavernas

  1. Natividade

Natividade é o berço histórico do estado do Tocantins, lugar onde as raízes do novo estado brasileiro foram fixadas. A pitoresca cidade reserva ótimos atrativos naturais, históricos e culturais para surpreender todo tipo de viajante e é uma ótima porta de entrada para conhecer as Serras Gerais do Tocantins.

 

Principais Atrativos:  Centro histórico, cachoeira Paraíso, Lagoa do Japonês

  1. Taguatinga

Taguatinga é uma cidade tocantinense, situada no sudeste do estado, distante 458 km da capital Palmas e a 334 km do Parque Estadual do Jalapão. Conhecida por ser uma das portas de acesso às Serras Gerais do Tocantins, a cidade, que conta com aproximadamente 15 mil habitantes, é um dos principais destinos do estado para quem busca sossego, tranquilidade e um maior contato com a natureza. Além disso, Taguatinga é um município que se desenvolveu com a chegada de bandeirantes à região, e, posteriormente, com a instalação de fazendas; uma vez que o solo era bastante fértil.Cachoeira do Registro em Taguatinga – Tocantins

 

Principais atrativos: Festival Cavalhadas e cachoeira do Registro