10 dicas para viajar com pouco dinheiro

Viajar com pouco dinheiro não é impossível como muitos pensam por aí

rodrigosouza
Por rodrigosouza
viajar com pouco dinheiro dicas
Foto: Reprodução/ catracalivre

Viajar é uma das melhores experiências que podemos ter na vida. Conhecer novos lugares, culturas diferentes e fazer amizades pelo mundo é algo incrível. Mas muitas vezes pensamos que para viajar precisamos de muito dinheiro. A boa notícia é que isso não é verdade. Com algumas dicas simples, você pode viajar gastando bem pouco.

1. Planeje com antecedência

Planejar sua viagem com antecedência é fundamental para economizar. Quando você se organiza, pode aproveitar promoções e encontrar passagens aéreas mais baratas. Além disso, ao reservar hospedagens com antecedência, você consegue preços melhores. Use aplicativos e sites de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas. Faça uma lista do que você quer conhecer e procure informações sobre os lugares.

2. Viaje na baixa temporada

Os preços de passagens aéreas e hospedagens são muito mais baratos na baixa temporada. A baixa temporada é o período em que menos pessoas viajam, geralmente fora das férias escolares e feriados prolongados. Pesquise qual é a baixa temporada no destino que você quer visitar e programe sua viagem para essa época. Você não só vai economizar, mas também vai encontrar menos filas e multidões.

3. Hospede-se em hostels ou pousadas

Hostels e pousadas são ótimas opções para quem quer economizar. São lugares mais simples que oferecem quartos compartilhados ou privados a preços acessíveis. Além de economizar, você terá a oportunidade de conhecer outras pessoas que também estão viajando. Isso pode ser uma ótima oportunidade para fazer amigos e até encontrar companhia para explorar a cidade.

4. Use o couchsurfing

O couchsurfing é uma plataforma onde pessoas do mundo todo oferecem hospedagem gratuita em suas casas. É uma excelente maneira de economizar e, de quebra, conhecer pessoas locais que podem te mostrar a cidade de uma maneira diferente. Basta se cadastrar no site, criar um perfil e procurar anfitriões no destino que você pretende visitar. Lembre-se de sempre verificar as avaliações dos anfitriões para garantir uma boa experiência.

5. Faça suas próprias refeições

Comer fora todos os dias pode sair caro, então, uma boa dica é cozinhar suas próprias refeições. Se você estiver hospedado em um hostel, geralmente há uma cozinha disponível para os hóspedes. Vá ao mercado local, compre ingredientes frescos e faça suas refeições. Além de economizar, você ainda pode experimentar os ingredientes locais e preparar pratos típicos da região.

6. Use transporte público

Usar o transporte público é uma maneira barata e eficiente de se locomover nas cidades. Em vez de gastar com táxis ou alugar um carro, pesquise sobre as linhas de ônibus, metrôs ou trens disponíveis. Muitas cidades também oferecem passes de transporte que valem por um ou mais dias, o que pode ser uma ótima economia. Além disso, usar transporte público é uma oportunidade de viver a cidade como um morador local.

7. Faça passeios gratuitos

Muitas cidades oferecem passeios gratuitos ou atrações a preços bem acessíveis. Parques, praças, museus com entrada gratuita em determinados dias da semana, feiras de rua e mercados locais são algumas das opções. Pesquise antes de viajar e faça uma lista das atividades gratuitas ou baratas que você pode fazer. Além disso, muitos lugares oferecem tours guiados gratuitos, onde você pode conhecer a história e curiosidades da cidade sem gastar nada.

8. Evite gastos desnecessários

Em uma viagem, é fácil se empolgar e gastar com coisas que não são necessárias. Evite comprar lembrancinhas caras, roupas ou objetos que você não precisa. Concentre-se nas experiências e não nas coisas materiais. Tire fotos, faça vídeos e anote suas memórias em um diário. Essas lembranças são muito mais valiosas e não ocupam espaço na mala.

9. Viaje leve

Levar apenas o essencial na sua mala pode te ajudar a economizar com taxas de bagagem em voos. Além disso, uma mala mais leve facilita a locomoção, especialmente se você for usar transporte público. Faça uma lista do que realmente precisa e evite levar coisas a mais. Lembre-se de que você pode lavar suas roupas durante a viagem, então não precisa levar muitas peças.

10. Trabalhe enquanto viaja

Se você deseja fazer uma viagem longa, considere a possibilidade de trabalhar enquanto viaja. Existem diversas opções de trabalho temporário que podem te ajudar a financiar sua viagem. Trabalhar em troca de hospedagem, como em hostels ou fazendas, é uma ótima maneira de economizar. Outra opção é trabalhar remotamente, se a sua profissão permitir. Assim, você pode conhecer o mundo enquanto mantém sua fonte de renda.

Viajar com pouco dinheiro é possível e pode ser muito divertido. Com um bom planejamento, flexibilidade e algumas estratégias simples, você pode explorar o mundo sem gastar muito. Lembre-se de que as melhores experiências de viagem nem sempre vêm com um alto preço. Aproveite cada momento, conheça novas pessoas e culturas e viva intensamente cada lugar que você visitar. Boa viagem.

Veja também:

Conheça os documentos necessários para viajar com seu pet para o exterior

Saiba como escolher a caixa de transporte ideal para viajar com seu pet

Os 5 melhores destinos para viajar em junho (2 estão em Goiás)

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.