Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

As avaliações são do site Trip Advisor.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)
Foto: divulgação/Cachoeira do Rosário

Em meio à vastidão do interior de Goiás, Pirenópolis emerge como um tesouro turístico repleto de encantos naturais e históricos.

Recentemente, o renomado site Trip Advisor revelou sua lista anual Travellers’ Choice, destacando os destinos mais apreciados pelos viajantes. E, para a alegria dos amantes de destinos pitorescos, Pirenópolis conquistou merecidamente seu lugar nessa seleção.

Este guia apresentará os 10 atrativos turísticos mais visitados e bem avaliados da região, revelando desde as majestosas cachoeiras até os pontos históricos que encantam os visitantes.

Se você está planejando uma escapada memorável, não deixe de explorar as maravilhas que fazem de Pirenópolis um destino único, onde a natureza exuberante se encontra com a rica herança cultural.

Venha conosco nesta jornada virtual pelos pontos mais icônicos desta charmosa cidade goiana.

 

Descubra os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO):

 

1. Cachoeira do Rosário

Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

Foto: Trip Advisor

A Cachoeira do Rosário é um dos principais atrativos de Pirenópolis, com a queda livre mais alta da região.

Imagine-se num oásis de águas cristalinas mesmo durante o período chuvoso, cercado pelo cerrado rupestre, campos, várzeas, mata de galeria, fauna e flora, piscinas naturais, gruta atrás da cachoeira de 42 metros de queda negativa, proporcionando um banho incrível embaixo da cachoeira, árvores centenárias, trilhas terapêuticas.

Venha viver a verdade da vida, a simplicidade e a exuberância da natureza.

Limite de pessoas por dia. Faça a sua reserva com antecedência no site, é fácil e rápido.

 

2. Cachoeira do Abade

Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

Foto: divulgação

A apenas 17 km do Centro Histórico da cidade, o lugar proporciona uma conexão única com a natureza, em meio a paisagens quase intocadas com estrutura acolhedora, que acima de tudo, respeita e preserva o meio ambiente.

O Abade foi um dos primeiros atrativos turísticos da cidade a se organizarem, e ainda hoje, sempre buscam melhorias tanto nas trilhas, quanto em sua infraestrutura.

Hoje a Cachoeira do Abade se consolida como um dos melhores atrativos turísticos do estado, atraindo visitantes do Brasil e outras partes do mundo.

 

3. Cachoeira dos Dragões

Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

Foto: Trip Advisor

Acesso apenas com ingresso antecipado adquirido no site do atrativo.

A 40 km do centro de Pirenópolis, na área que também inclui o Mosteiro Eisho-ji (Zen Budista), as 8 cachoeiras surpreendem em uma trilha em contato profundo com a natureza e suas belezas.

Cada cachoeira, com sua mitologia, conta a história de uma carpa que se transforma em dragão.

É um convite a todos e todas que desejam experimentar um passeio especial.

 

4. Centro Histórico de Pirenópolis

Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

Foto: Trip Advisor

O centro histórico é um lugar encantador, com lindos casarões e construções coloniais. Locais para tirar fotos, não faltam, além da infinita variedade de lojas de artesanato local.

Com um calçado confortável, dá para caminhar por todo o centrinho e se encantar!

 

5. Santuário Vagafogo

Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

Foto: divulgação

O Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada em 1990 para promover a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos. 

A reserva possui uma linda e acessível trilha interpretativa de 1.500m, onde as inúmeras árvores centenárias e a mata ciliar que margeia o rio Vagafogo possibilita a interação com a fauna, flora e a observação de pássaros.

No decorrer do percurso encontra-se: piscina natural de águas límpidas para refrescantes banhos, pequena queda d’água, área destinada a contemplação, bancos, mesas e tablados de madeiras (decks).

 

6. Cachoeira Santa Maria

Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

Foto: Trip Advisor

A Reserva Ecológica Vargem Grande contém a Cachoeira Santa Maria e a Cachoeira do Lázaro. Fica na saída leste-entrada dos Pirineus, 11 km (8 km de terra)

Trilha: 500 m até a Cachoeira Santa Maria (nível leve)

Trilha: 1.500 m até a Cachoeira do Lázaro (nível moderado)

O local possui estacionamento, lanchonete e banheiro. Aberto todos os dias das 8h às 16h.

 

7. Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Os 10 atrativos turísticos mais visitados (e bem avaliados) de Pirenópolis (GO)

Foto: divulgação

Tombada e incorporada ao Patrimônio Nacional no dia 3 de julho de 1941, a Igreja Matriz de Pirenópolis tornou-se o maior e mais antigo patrimônio histórico – eclesiástico de Goiás. 

A Santa Igreja está em posição de destaque,  inclinada em direção ao Rio das Almas e aberta para a Serra dos Pirineus. Monumento nacional e principal ícone do patrimônio histórico local, seu valor trancescende o de monumento arquitetônico e religioso

 

8. Cachoeira Paraíso

O complexo Cachoeira Paraíso fica localizado a 30 km da cidade de Pirenópolis e e conta com três cachoeiras (Paraíso, Lobo e Laje), piscinas naturais, restaurantes, bares, hotel, uma pequena loja e piscinas climatizadas.

Vale cada minuto da visita!

 

9. Fazenda Babilônia

Casa de Engenho do final do século XVIII, construída pelos escravos.

A Fazenda oferece turismo cultural e gastronômico, onde é servido um café Sertanejo, um resgate antropológico da culinária regional.

Funciona nos finais de semana e feriados das 9 horas às 16 horas.

 

10. Cachoeiras Bonsucesso

O Complexo conta com 6 quedas d’água. Cachoeira do Açude, Cachoeira do Landi, Cachoeira do Palmito, Cachoeira da Pedreira, Cachoeira Bonsucesso e Cachoeira Lagoa Azul.

O espaço ainda conta com passeios à cavalo, lanchonete e  uma lojinha.

À medida que exploramos os 10 atrativos turísticos mais visitados e bem avaliados de Pirenópolis, fica evidente que essa joia do interior goiano não apenas preserva sua rica história, mas também oferece experiências contemporâneas imersas na beleza natural.

O Travellers’ Choice do Trip Advisor valida e realça a singularidade dessa cidade, atraindo viajantes de todos os cantos.

Seja caminhando pelas ruas de pedra do centro histórico, refrescando-se nas águas cristalinas de suas cachoeiras deslumbrantes ou explorando os marcos que contam a trajetória única de Pirenópolis, cada visita se revela como uma jornada enriquecedora.

Concluímos nossa jornada virtual por Pirenópolis com a certeza de que esta cidade é um convite constante à descoberta.

Que cada turista que se aventura por suas paisagens pitorescas e absorve sua cultura vibrante possa levar consigo não apenas lembranças fotográficas, mas também a sensação de ter descoberto um tesouro escondido.

Pirenópolis, com seus atrativos autênticos, espera por você, ansiosa para compartilhar sua beleza única e eternizar-se na memória de quem a visita!

 

Leia Também

Pirenópolis: Desvende todos os segredos da apaixonante cidade histórica de Goiás