Fim de semana terá evento cultural gratuito e imperdível em Uberlândia

Coletivo Rotas, formado por grupos de teatro do interior de Minas, promove o evento

developer
Por developer

Quatro grupos de teatro do interior de Minas Gerais promoverão, entre os dias 20 e 22 de março, na cidade de Uberlândia-MG, o “Rotas – Primeira Etapa Uberlândia 2020 – Encontro e Processos de Compartilhamento Entre Grupos Mineiros”, com a programação totalmente gratuita para artistas, grupos culturais, estudantes e pessoas, que têm interesse em participar. As atividades serão realizadas em vários locais, de acordo com a programação, incluindo auditórios na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Ministério Público Federal (com a participação em audiência pública), Sesc, e sede dos grupos teatrais uberlandenses que estão na organização do evento.

Os Grupos
Grupontapé de Teatro – Uberlândia – MG
O Grupontapé de Teatro atua ininterruptamente de forma profissional a 25 anos e tem levado seu repertório de espetáculos e cursos a várias Cidades e Estados do Brasil e da América Latina.
Em sua sede no bairro Aparecida em Uberlândia, mantém sua Escola Livre e um Teatro Alternativo, espaço tradicional, que recebe espetáculos de artistas e grupos locais, de outras cidades, estados e países.
Trabalha com a linguagem do “Teatro Aplicado” que é uma ferramenta para o Desenvolvimento Humano e Melhoria de Competências

Trupe de Truões – Uberlândia – MG
A Trupe de Truões é um grupo de Teatro sediado em Uberlândia, Minas Gerais, formado por egressos do curso de Artes Cênicas e Teatro da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Desde 2002 desenvolve projetos que se pautam na pesquisa de linguagens teatrais e na busca constante pelo aprimoramento estético, além de atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede.
Ao longo de sua trajetória, a Trupe tem investigado diversas possibilidades de criação cênica estimuladas pela pesquisa da narração, da ressignificação do corpo do ator e pelo mergulho no universo do teatro de animação, sombra e objetos. Nas últimas montagens destinadas ao público infantil a Trupe de Truões buscou ampliar seu olhar para os temas abordados nos seus espetáculos, tanto a partir de reflexões e estudos realizados por seus integrantes, quanto pela participação em Oficinas e Congressos que discutem o teatro para Crianças e Jovens. Já nos espetáculos adultos buscou investigar o gênero melodramático e suas potencialidades no teatro contemporâneo. Carrega em seu currículo mais de 20 produções teatrais entre espetáculos realizados pelo núcleo artístico da Trupe e por oficinas permanentes de Teatro realizadas com jovens através do Ponto de Cultura e dos Núcleos de Pesquisa.

Grupo In-Cena de Teatro – Teófilo Otoni (MG)
O Instituto Cultural In-Cena é uma instituição sem fins lucrativos, fruto e extensão do trabalho do Grupo In-Cena de Teatro. Atuando desde 2013, promove acesso gratuito a aulas de teatro, dança, música, cinema e formação de público com a promoção de espetáculos teatrais. Realiza anualmente três festivais, sendo eles: o FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni; o FESTTINHO – Festival Escolar de Teatro Infantil de Teófilo Otoni; e o Cine Pojichá – Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Desenvolve também outros quatro projetos anuais, Quintal de Brincar – Projeto de formação de público infantil, Som na Cena, ação musical de fruição, LGBTudo e Ocupação In-Cena, projeto de intercâmbios entre grupos artísticos.

Teatro da Pedra – São João Del Rei – MG
O Teatro da Pedra é um grupo profissional, fundado em 2015, originário do grupo ManiCômicos, que, desafiando uma certa lógica de abandono e sucateamento da arte que se espalha pelo país, segue resistindo no mergulho cotidiano da pesquisa, criação e produção de espetáculos teatrais. Direto de São João Del-Rei – MG, o grupo movimenta toda a região, mas também alcança plateias diversas, fugindo da relação interior-capital, paradigma tão velho quanto a invasão portuguesa em terras tupiniquins, com turnês nacionais e parcerias internacionais. Estamos todos no centro, vários centros de um mundo redondo.

Programação:
20/03 – Sexta-feira
14h
Audiência pública referente à Lei Municipal 13.094/2019
LOCAL: Auditório do Ministério Público Federal

Até às 19h
Chegada dos convidados

20h
Apresentação Teatro da Pedra
LOCAL: UFU – Sala Ana Carneiro – Bloco 3M

22h
Apresentação Grupontapé de Teatro
LOCAL: Escola Livre do Grupontapé de Teatro

23h30
Jantar

21/03 –Sábado
09h00 às 13h Oficina 01 – Crítica e Curadoria com Kil Abreu
Oficina 02 – Processos criativos e modos de produção com Márcio Abreu
Roda de Conversa – estímulo ao teatro no interior: três experiências pessoais com Abílio Tavares
LOCAL: Sesc Uberlândia

Bate papo sobre os editais a serem lançados pelo estado com Alysson Felipe da SECULT -Diretoria de Articulação e Integração Regional+ Conversa sobre Plano Estadual de Cultura e sua interiorização com Dep Bosco (Comissão de Cultura ALMG)
LOCAL: UFU
14h às 16h30

Lanche
16h30 às 18h
Roda de Conversa sobre Economia Criativa com SEBRAE
LOCAL: UFU

19h
Ensaio Aberto Trupe de Truões
LOCAL: Ponto dos Truões

21h
Apresentação In Cena
LOCAL: Escola Livre do Grupontapé

22h30
Jantar

22/03 – Domingo
09h30 às 11h30
Café da manhã e Roda de Conversa sobre “Teatro além do palco” com Márcio Abreu, Kil Abreu e Abílio Tavares

LOCAL: Sesc Uberlândia
12h
Cortejo Caetanear com Teatro da Pedra
LOCAL: Trajeto do Sesc Uberlândia para Escola Livre do Grupontapé de Teatro

13h
Almoço

 

Foto: Divulgação/Ascom PMU

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter