21/10/2018 21:52
Eventos / Festivais

Festival de Dança de Goiás traz professores do Chile, Estados Unidos, Colômbia e outros estados do Brasil para Goiânia

Mais de dez profissionais ministrarão workshops de diversos estilos de dança e serão jurados das competições

img
por Curta Mais

A sexta edição do Festival Internacional de Dança de Goiás, que será realizada de 04 a 08 de julho, em Goiânia, contará com a participação de diversos coreógrafos, professores e bailarinos reconhecidos no Brasil e no exterior.

O evento acontecerá no Teatro Sesi e terá uma programação extensa, incluindo as Mostras Competitiva e Não Competitiva e workshops de estilos de dança variados.

Esses profissionais renomados estarão no festival para ministrar workshops de vários estilos. Além disso, todos eles serão jurados na Mostra Competitiva, com exceção de Gisela Vaz.

Confira os grandes nomes que estarão no evento e as oficinas que cada um deles ministrará:

Natalia Berrios: A chilena Natalia Berrios é primeira bailarina estrela do Ballet de Santiago, integrando a companhia desde 1993. Já participou de festivais e concursos em todo o mundo, como o Concurso Internacional de Ballet de Shanghai, o Festival Internacional de Ballet de Miami, o Concurso de Ballet de Praga, o Festival Internacional de Ballet de Cáli, o Festival Internacional de Dança Século 21, na Venezuela, o Festival Cervantino, no México, e o Festival Internacional de Ballet de Havana. Ela também recebeu diversos prêmios de críticos e fez apresentações em eventos especiais, incluindo o do aniversário do Stuttgart Ballet, da Alemanha, em 2011. Em Goiânia, a bailarina dará dois workshops, ambos em conjunto com o bailarino José Manuel Ghiso. O primeiro será o de ballet clássico intermediário, nos dias 04 e 05 de julho, das 11 horas às 12h45; e o segundo será de Pas de Deux, no dia 04 de julho, das 13h30 às 15 horas.

José Manuel Ghiso: O colombiano José Manuel Ghiso é o primeiro bailarino do Ballet de Santiago, no Chile, fazendo parte da companhia desde 2000. Ele estudou no Instituto Colombiano de Ballet (Incolballet), em Cáli, na Colômbia, e já recebeu diversos prêmios em sua carreira, como o de primeiro lugar no Concurso Nacional de Artes de Cáli, em 1997. Participou de eventos em diversos países, como o Festival de Arte de Roma, o Festival Internacional de Ballet de Trujillo, o Festival Internacional de Ballet de Miami, o Festival Cervantino, no México, o Festival Internacional de Ballet de Cáli, o Festival Internacional de Dança Século 21, na Venezuela, e o Festival Internacional de Ballet de Havana. Ghiso ministrará dois workshops, juntamente com Natalia Berrios, sendo um de ballet clássico intermediário, nos dias 04 e 05 de julho, das 11 horas às 12h45, e um de Pas de Deux, no dia 04 de julho, das 13h30 às 15 horas.

Brian McSween: O bailarino, coreógrafo, professor e diretor de dança Brian McSween, dos Estados Unidos, já integrou companhias de dança estadunidenses de grande renome, como Joffrey Ballet, Aspen Santa Fe Ballet, Grand Rapids Ballet, American Ballet Theatre e Complexions Contemporary Ballet. Ele também participou de filmes como No Balanço do Amor, de 2001, e De Corpo e Alma, de 2003. Atualmente, é diretor artístico da Joffrey Ballet School Performance Company e professor convidado da Grand Valley State University e do Grand Rapids Ballet. No Festival Internacional de Dança de Goiás, McSween dará uma oficina de ballet clássico intermediário e avançado nos dias 05 e 06 de julho, das 13h30 às 15h15.

Alice Arja: A coreógrafa Alice Arja, do Rio de Janeiro, se formou como bailarina no Centro de Dança Rio e atuou como bailarina e solista na Cia. de Dança Rio. Ela se especializou nas técnicas de dança clássica inglesa, russa e cubana, além de se dedicar ao estudo da técnica e estilo do famoso coreógrafo George Balanchine e criar o Sistema de Ensino Alice Arja, utilizado em sua própria instituição e aplicado em diversas escolas de dança no Brasil e no exterior por meio de consultorias. Atualmente, ela é relações internacionais na América do Sul do Miami City Ballet e possui a Escola de Dança Alice Arja e a Cia. de Ballet do Rio de Janeiro. Alice Arja ministrará a oficina de comparativo entre as diversas escolas de ballet, com uma aula teórica e outra prática, nos dias 06 e 07 de julho, das 09 horas às 10h30.

Cristina Helena: Ela é delegada do Conselho Brasileiro da Dança em Minas Gerais, órgão vinculado à Unesco, além de promover curadorias na área da dança, ministrar cursos e coreografar para Secretarias de Cultura de vários estados brasileiros. Cristina Helena também dirige e coordena companhias de dança e escolas de ensino de ballet clássico e expressão corporal, ministra cursos e é jurada dos principais eventos competitivos nacionais. A oficina dela será de ballet clássico juvenil e coach de repertório, sendo realizada nos dias 04 e 05 de julho, das 14 horas às 15h45.

Gisela Vaz: Formada em ballet clássico pela Royal Academy of Dancing, Gisela Vaz também é pós-graduada como maÎtre de ballet no New York Dance Institute e na Escuela Nacional de Ballet de Cuba. Especializou-se em Nova York na escola de Melissa Hayden, no Alvin Ailey Dance Studio e na Broadway Dance Center, nas modalidades de ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dunhan e horton. Fez parte da New York Dance Company e, mais tarde, fez diversos trabalhos para a Rede Globo e para a extinta TV Manchete. Fez diversos cursos também na Dinamarca, França, Argentina, Cuba, Canadá e Inglaterra. Possui mais de 60 prêmios nacionais e internacionais como coreógrafa e bailarina e já ministrou cursos de ballet clássico, jazz, composição coreográfica e metodologia de ensino no Brasil, Argentina, México, Cuba, Itália e Estados Unidos. Hoje, Gisela Vaz é proprietária e diretora artística do Studio Dançarte e presidente do Conselho Brasileiro da Dança. Ela dará uma oficina de ballet clássico infantil, nos dias 04 e 05 de julho, das 11 horas às 12h30.

Caio Nunes: Começou seus estudos de ballet na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, antiga Escola do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nunes já coreografou comissões de frente de grandes escolas de samba, como Unidos de Vila Isabel, Grande Rio, Salgueiro, São Clemente e Império Serrano. Atualmente, é diretor da companhia de dança que leva o seu nome, além de ser coreógrafo de jazz e de teatro musical. Ele também é coreógrafo da TV Globo, criador dos projetos “8 x Jazz”, “3 x Ballet” e “4 x Little Jazz” e organizador dos projetos “Dance com Caio Nunes na Disney” e “Dance com Caio Nunes em NYC”. Ministra cursos por todo o Brasil, América e Europa e preside o Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro. Em Goiânia, ele dará dois workshops: um de musical juvenil, nos dias 06, 07 e 08 de julho, das 10h30 às 12 horas; e outro de musical adulto, nos mesmos dias, das 13 horas às 15h30.

Edson Santos: O professor e coreógrafo de dança Edson Santos, de São Paulo, realiza trabalhos com ênfase no Lyrical Jazz e no Contemporary Jazz. É responsável pela direção artística e por coreografias da Cia. Independente de Dança de SP, além de ser membro do comitê̂ de especialistas em dança para pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi um dos responsáveis pelo Primeiro Curso de Capacitação de Professores em Jazz Dance no estado de São Paulo. Por 13 anos, foi bailarino e assistente de coreografia da Raça Cia. de Dança e do Grupo Raça Centro de Artes, de São Paulo, e coordenador de dança do Instituto Gustavo Gomes, de Guarulhos. Santos já foi premiado como coreógrafo revelação dos Festivais de Dança de Joinville, Passo de Arte Internacional e no Gran Latino de La Danza, na Argentina. Ele dará as oficinas de jazz intermediário/avançado, nos dias 06 e 07 de julho, das 10h30 às 12h15, e de jazz básico/intermediário nos mesmos dias, das 13 horas às 14h45.

Gleidson Vigne: O bailarino Gleidson Vigne, do Rio de Janeiro, estudou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e começou a trabalhar profissionalmente em 1994, na Companhia de Dança Carlota Portella. Integrou a Quasar Cia. de Dança, em Goiânia, de 1996 até 1998 e de 2002 até 2005. Vigne também fez parte da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, de Portugal, e do Balé da Cidade de São Paulo. Além disso, ele foi premiado com o Troféu Mambembe como bailarino revelação, em 1998. No Festival Internacional de Dança de Goiás, ele fará um workshop de contemporâneo intermediário, nos dias 07 e 08 de julho, das 14h45 às 16h30.

Erick Gutierrez: Referência no sapateado brasileiro, ele é diretor, bailarino, professor e coreógrafo, dedicando-se a difundir a técnica e o aprimoramento do sapateado americano. Gutierrez integrou o elenco do aclamado musical da Broadway “Os Produtores”, dirigido por Miguel Falabella, além de ter dado aulas de sapateado para os outros integrantes. O coreógrafo se destaca por sua versatilidade e trabalha com os estilos rhythm tap, tap-jazz, contemporary tap e Broadway tap. O workshop de sapateado intermediário dele será nos dias 06 e 07 de julho, das 09 horas às 10h30.

Henry Camargo: Ele é diretor e coreógrafo da Cia. Kahal, de Jundiaí, que venceu o quadro "Se Ela Dança, Eu Danço", do SBT. Camargo venceu como melhor coreógrafo no Festival de Dança de Joinville em 2010 e 2017. Participou também de festivais como o Festival Passo de Arte Internacional e o Festival Internacional de Dança de Goiás. A oficina de danças urbanas intermediário que ele ministrará será realizada nos dias 07 e 08 de julho, das 14 horas às 15h30.


s e r v i ç o

Onde: Teatro Sesi -  Av. João Leite, 1013 - Santa Genoveva
Quando: 04 a 08 de julho de 2018
Valores:
Todas as apresentações das mostras competitivas e não competitivas serão gratuitas.  | Workshops: a partir de R$50

Mais informações: 62 3091-7840 | 9.9637-8293

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Eventos

Goiânia recebe o encontro dos maiores nomes do trombone do mundo

A capital vai abrigar o V Simpósio de Trombone do Estado de Goiás e mais outros 4 eventos sobre o instrumento


+ Eventos

Jefferson Moraes faz show no Deu Praia 2018 em Goiânia

Assinantes do Clube Curta Mais, tem desconto maior que meia entrada, confira



+ Eventos

Oitavo Rockriativo acontece em Senador Canedo gratuitamente

Dois dias de rock autoral na Praça Criativa


+ Eventos

Cinema de Goiânia recebe sarau Cena de Poesia

Evento terá lançamento do primeiro livro de Beto Travessos


+ Eventos

Deu Praia recebe Grupo Fica Comigo em novo dia do evento em Goiânia

Banda traz muito amor em forma de pagode e ritmo carnavalesco



+ Eventos

Confira a programação de shows da 46° Pecuária de Goianésia 2018

Gusttavo Lima, Israel & Rodolfo e Mc Kevinho estão entre as atrações da festa


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.