10 lugares para fugir do óbvio em Caldas Novas
Para quem quer conhecer a cidade muito além das estâncias hidrotermais

Bora conhecer Caldas Novas? Você já conhece? Duvido! Talvez você até conheça, mas não da forma como o Curta Mais vai mostrar para você. Uma das cidades mais procuradas pelos turistas goianos e brasileiros, Caldas oferece muito mais do que as estâncias de águas termais (as maiores do mundo, diga-se de passagem). São lugares pouco explorados por quem visita o município que fica no sul do estado, mas que valem muito a pena conhecer. O Curta Mais preparou um roteiro para quem quer sair do óbvio e explorar cada cantinho desse paraíso goiano. Confira:
1. Parque Estadual da Serra de Caldas
Se você quer fugir da agitação da cidade, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é uma ótima pedida. Créditos da imagem: viajeaqui.abril.com.br
Caldas Novas certamente é a queridinha dos turistas goianos e cada vez mais vem chamando a atenção de gente de fora daqui. Se você já foi várias vezes a Caldas e dessa vez quer fazer alguma coisa diferente, longe de hotéis e das famigeradas instâncias hidrotermais, temos uma sugestão que é uma boa pedida para fugir do mais do mesmo. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é uma unidade ambiental que fica entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente e desde 1999 está estruturado para receber visitantes. Além de poder apreciar as belezas da fauna e da flora da região, você também poderá se aventurar por duas trilhas – Cascatinha e Paredão, de níveis leve e intermediário – que te levarão até cachoeiras e mirantes. Vale lembrar que durante toda a visitação você contará com o auxílio de guias. E o melhor, o parque fica a apenas 5 Km do centro de Caldas. Bom, né? Aproveite!
Parque Estadual da Serra de Caldas
Endereço: Acesso pela Av. Bento de Godoy, sentido Uberlândia. Siga em frente depois do trevo pela rua asfaltada.
Telefone: (64) 3453-5805
Obs.: Para visitar o parque é necessário agendamento prévio.
2. Jardim Japonês
No jardim de Caldas Novas, a ponte, por exemplo, simboliza um ritual de passagem, evolução e abandono de sentimento de energias negativas.
O Jardim Japonês é uma das opções de lazer para os turistas que vão visitar Caldas Novas. O local, construído por um paisagista japonês na década de 80, atrai anualmente quase 150 mil turistas. Foi construído na década de 1980 por um paisagista japonês, e é o lugar perfeito para quem quer paz e harmonia. Vale a visita. Localizado na GO-490, na entrada da cidade, o jardim é aberto à visitação diariamente, das 8h às 17h. A entrada custa R$ 3.
3. Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salete
Vista aérea do Santuário.
Localizado em uma das regiões mais bonitas da cidade, o Santuário é uma opção para os turistas – devotos ou não. De lá é possível conferir uma das vistas mais bonitas de Caldas Novas.
Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salete
Endereço: Rua 03, s/n, quadra 14/18 , Mansões Recanto da Serra, Caldas Novas
Telefone: (64) 3455-2829 / (64) 8146-2827
4. Doces Caseiros Vovó Maria
Cachaças artesanais da Vovó Maria.
Para quem gosta de doces e outras cositas mais, os Doces Caseiros Vovó Maria não pode faltar no roteiro. Lá tem de tudo – desde os famosos doces cristalizados às cachaças artesanais. Vale muito sair do resort e dar uma passadinha para conferir essas gostosuras!
Endereço: Rua São Genaro, Qd. 16 Lt. 01, Sala 01 (Ao lado Mallhas de Gramado), Caldas Novas.
Telefone: (64) 3453-1462
5. Empadão Goiano da Tânia


Endereço: Rua Antonio Coelho de Godoy, 58, Centro, Caldas Novas.
Telefone: (64) 3453-7895
6. Lagoa Quente de Pirapitinga
No Parque Lagoa de Pirapitinga fica o famoso Poço do Ovo, uma das nascentes mais quentes do país, onde a água chega a 57 graus! O poço recebeu esse nome porque muitas pessoas têm o hábito de ir até o lugar e cozinhar um ovo em apenas 3 minutos. O parque oferece infraestrutura para camping com banheiros, restaurantes, sauna, quadras e espaço para quem curte esportes como o arvorismo.
Lagoa Quente de Pirapitinga
Endereço: Acesso pela estrada para Pires do Rio, Km 5,8, Caldas Novas.
Telefone: (64) 3453-1250
7. Cachaçaria Vale das Águas Quentes


Visitar a Cachaçaria Vale das Águas Quentes é um dos programas que não podem faltar para quem quer fazer algo diferente em Caldas Novas. Na sede da Cachaçaria, os visitantes podem acompanhar o processo de fabricação dos produtos, degustá-los e, claro, comprá-los. O lugar transporta o visitante para o passado do Brasil dos Engenhos, dentro de uma estrutura arquitetônica rústica e aconchegante, com seus jardins e a Capela ao fundo.
Endereço: Av. Coronel Bento de Godoy, nº 2000, Estância Itanhangá, Caldas Novas.
Telefone: (64) 3453-3760
8. Lago Corumbá
“Dia de luz, festa do sol, e um barquinho a deslizar…”
O lago é ideal para a prática de esportes náuticos, passeios de barco, pesca esportiva e exploração de cachoeiras da região. Ele é formado pelo represamento das águas do Rio Corumbá para alimentar a usina hidroelétrica do mesmo nome, e soma uma área de 65 km. Pra sair do hotel!
Lago Corumbá
Endereço: Acesso pela Av. Bento de Godoy, sentido Uberlândia. Caldas Novas.
Telefone: (64) 3453-5975
9. Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Interior da Matriz de Caldas Novas.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores é um dos cartões postais da cidade de Caldas Novas. O prédio foi construído em 1850 por índios e escravos com matéria-prima da região; o Casarão, erguido em 1907 era sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade e hoje abriga o centro de apoio ao artesão.
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Endereço: Praça Mestre Orlando, s/n, Centro (Rua Cel. Antônio Godoy), Caldas Novas.
10. Feira do Luar
E para terminar nosso roteiro de programas diferentes para fazer em Caldas, a Feira do Luar. Trata-se de uma feirinha especial, que vende artesanato, roupas, calçados, bijouterias e claro, muita comida gostosa. A feira acontece de sábado à segunda-feira, no centro de Caldas Novas, em uma área de 1.000 m² e com cerca de 100 barracas.
Feira do Luar
Endereço: Rua Coronel Cirílo, s/n – Centro, Caldas Novas.