5 motivos para você viajar sozinho e sem medo!

Listamos alguns motivos e dicas para você planejar sua próxima trip ao lado da sua melhor companhia: você!

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
viajando sozinho galeria

Uma pesquisa realizada pelo Booking.com revelou que o maior desejo dos brasileiros pós-pandemia, é a realização de uma viagem. O estudo contou com a participação de 28 mil voluntários de 28 países distintos, dentre os mil do Brasil, viajar ficou à frente de compras, materiais, família ou novos romances.

Todo mundo deveria viajar sozinho ao menos uma vez na vida. Afinal, muito mais do que conhecer um lugar diferente, essa experiência promove uma série de aprendizados e também a oportunidade de autoconhecimento, além de autonomia para que você tome suas próprias decisões.

E o melhor de tudo, você terá ao seu lado a melhor companhia: você mesmo!

Por isso, confira 5 motivos e 5 dicas para fazer uma viagem sozinho.

Motivos

1. O seu calendário é só seu

Sem precisar comparar sua agenda com a de familiares e amigos, é mais fácil de se planejar e manter uma viagem que cabe nos seus dias disponíveis.

Você poderá aproveitar os seus dias livres, em temporadas ou não, da forma e no lugar que mais deseja. A disponibilidade é exclusivamente sua.

2. Você encara a viagem com seu próprio ritmo

Muitas vezes, viajar com outras companhias pode mudar frequentemente o roteiro. Em momentos em que a animação está alta, outra pessoa pode não sintonizar no mesmo tom e vice-versa.

Também não é preciso escolher lugares que todo grupo goste ou fazer votações, a única escolha é a sua! Você pode definir os passeios, os pontos turísticos, a hora de ida e volta. Liberdade.

3. É mais fácil de sentir a cultura do ambiente

Ao estar sozinho, poderá se enturmar melhor com as pessoas da região. Se preferir vivenciar companhias passageiras, um hostel é uma excelente pedida. Viajar só te desinibe e exige que estabeleça maior comunicação com outros viajantes e moradores. Desde tirar uma dúvida até cair na diversão.

Por isso, opte por conhecer lugares não tão turísticos em alguns dias da sua viagem.

4. Um tempo dedicado para autoconhecimento

Viajar sozinho abre portas para novos rumos até você. Cada minuto que você se encantar pelo lugar, rir, passar por perrengues e aventuras será favorável para um crescimento pessoal.

Um tempo sozinho longe é ideal para organizar pensamentos, criar novas perspectivas do mundo e dedicar somente às suas vontades, para entender quais são elas. Viajar sozinho é transformador.

5. Melhora a sua comunicação e confiança 

Como citado na 3º dica, suas habilidades de comunicação serão altamente exploradas e poderão garantir maior segurança em si mesmo. Decidir todos os seus passos farão você se orgulhar de uma viagem bem realizada e vivida. Isso te motivará a ir cada vez mais longe e também confiante em ambientes já conhecidos.

Dicas

1. Se prepare com antecedência

Seja emocional ou fisicamente, tenha a clareza que algumas coisas precisam ser pré-estabelecidas. Caso vá para lugares com trilhas, crie uma rotina de exercícios para se preparar. Leia e assista relatos de outras pessoas que viajaram sozinhas em blogs e vídeos, para absorver o que elas têm a dizer.

Defina bem o que levará, quando a viagem é só, todo excesso de bagagem é sentido.

Se não souber falar o idioma do lugar, aprenda frases-chaves que te auxiliem a manter uma viagem fluída.

Busque pelos melhores preços de passagem e hotéis em sites de comparação e não deixe para comprar de última hora.

Verifique se o destino pede que sejam apresentados vistos e carteiras de vacinação e se organize para deixar tudo em mãos no dia do embarque.

2. Pesquise bastante os destinos

Mar, montanhas, cachoeiras, correria das cidades, toda essa imensidão de natureza e cultura que o mundo nos dispõe merece ser vista, mas qual será a primeira? É sempre difícil escolher apenas uma, mas faça com cautela. Verifique o que há de lazer e serviço nas suas possibilidades e escolha aquela que mais gostar naquele momento.

Procure por restaurantes, passeios, transporte, previsão do tempo e trace rotas de antemão, assim quando chegar ao local, um pedacinho dele já será reconhecido por você.

3. Cuide dos seus pertences

Mantenha um seguro viagem atualizado e malas com cadeados que serão somente do seu acesso, saiba que o que você levar deve voltar, então faça listas com tudo que está guardando para conferência.

Ao chegar no local de estadia, verifique se existe um cofre e lembre-se de deixar os pertences de maior valor lá. O celular, também deve ser cuidado, com rastreamento acionado desde a partida.

Nos ambientes, sempre cheque seus documentos antes de ir embora.

4. Saiba como funciona a segurança do lugar que está indo

Quais são as leis, regras e crenças? Os telefones de emergência? Vai se hospedar próximo de uma autoridade local? Tudo isso deve ser pensado para que possa aproveitar o destino. Siga as dicas de segurança do país em questão, caso a viagem seja internacional, e tenha os telefones úteis anotados e de fácil acesso.

5. Administre seu dinheiro 

Estabelecer uma quantia padrão para ser gasta em cada dia de viagem é uma boa forma de não passar sufoco nos dias finais.

Deixe os passeios turísticos previamente pagos e caso vá visitar mais de um lugar, já compre as passagens de avião, ônibus, trem e defina os melhores lugares para aluguel de carros, se necessário.

Aproveite sua viagem com cuidado e de peito aberto!

Veja também:

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.