Curtas: Eleição em Goiânia pode antecipar confronto entre Caiado e Lula

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
caiado e lula

A disputa pela Prefeitura de Goiânia deve provocar o primeiro embate entre o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto. O goiano quer chegar à Presidência da República e sabe que eleger o próximo prefeito da capital é fundamental para o seu futuro político. Por outro lado, Goiânia faz parte das cinco capitais que são prioridades para Lula e o PT nas eleições de outubro.

Caiado ainda não tem um nome consolidado para concorrer à prefeitura da capital. Oito nomes já foram cogitados em algum momento, mas as duas maiores movimentações partiram do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (União Brasil) e do ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB). Na última semana, o nome do deputado federal Gustavo Gayer (PL) – que é o pré-candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro -, começou a circular como opção entre caiadistas e bolsonaristas.

Adriana Accorsi (PT), por sua vez, já foi definida como pré-candidata de Lula. A deputada federal concorreu ao Paço em 2016 e 2020, mas decidiu entrar novamente na disputa após convite do próprio presidente.

No radar
O PT deve conversar com a cúpula do PRD nos próximos dias em busca de apoio para Adriana Accorsi. A maior dificuldade será convencer a presidente estadual do partido, deputada federal Magda Mofatto, que é aliada de primeira hora de Bolsonaro. Além disso, a parlamentar defende que o partido caminhe com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Articulação
Enquanto aguarda a decisão de Ronaldo Caiado sobre o nome da base para a prefeitura, Jânio Darrot (MDB) intensificou sua agenda de reuniões com lideranças políticas. Um dos encontros previstos será com o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PRD).

Sinal
O ex-prefeito de Trindade foi convidado pelo cerimonial de Caiado para a solenidade de inauguração de uma escola da rede pública estadual. Aliados de Darrot, enxergaram o gesto como indicativo de que o político tem o caminho livre para tentar viabilizar seu nome para a disputa.

Susto
A circulação do nome do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) como alternativa para a corrida pela prefeitura de Aparecida de Goiânia pegou de surpresa os aliados mais próximos do prefeito Vilmar Mariano. Aos mais próximos, Leandro não confirma, mas também não desmente a possibilidade de concorrer ao cargo.

Pegou mal
As críticas de Corrêa (MDB) ao Governo de Goiás não agradaram os aliados do governador. Em vídeo publicado nas redes sociais, o suplente de deputado federal apontou uma possível demora no projeto de ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A avaliação é que, apesar de estar no MDB, Corrêa tem buscado uma porta para ser o candidato do PL à prefeitura. A coluna apurou que Caiado e o vice-governador Daniel Vilela estão de olho no jogo do emedebista.

Fora do jogo
Também em Anápolis, o prefeito Roberto Naves (Republicanos) ainda não tem um candidato para apoiar e pode ficar de fora da sua própria sucessão. Além disso, as últimas pesquisas de intenção de voto apontaram Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa – desafetos do atual prefeito -, como os nomes mais bem posicionados.

Legislativo
AlegoDeputados estaduais aprovaram alteração na Lei nº 20.115/2018, que dispõe sobre o processo de seleção democrática de gestores de unidades escolares da rede pública estadual. O projeto, que aguarda sanção ou veto da Governadoria, pretende resguardar os gestores em processos disciplinares.

Câmara de GoiâniaA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou o veto do prefeito Rogério Cruz ao programa “Tênis de Mesa para Todos”, que prevê a implantação de mesas pré-moldadas de concreto ou cimento em praças, escolas e áreas públicas.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.