Carro voador chinês no Brasil: saiba quanto custa e como ter o seu

O modelo fabricado pela empresa chinesa recebeu o nome de EHang 216-S e tem capacidade para transportar até duas pessoas

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
WhatsApp Image 2024 03 20 at 10.12.21
Carro voador chinês já está disponível para compras| Foto: Divulgação / EHang Holdings

Na última segunda-feira, 18, a empresa chinesa EHang Holdings deu início às vendas de seu veículo aéreo, conhecido como carro voador.

De acordo com a Reuters, o produto está disponível para aquisição no Taobao, plataforma online de compras da Alibaba, pelo valor de 2,39 milhões de yuans, equivalente a aproximadamente R$ 1,7 milhão no câmbio atual.

Este veículo, também denominado como “taxi voador”, é classificado como um eVTOL (sigla em inglês para Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical). O modelo fabricado pela empresa chinesa recebeu o nome de EHang 216-S e tem capacidade para transportar até duas pessoas, além de uma bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg.

Operado remotamente e de forma automatizada através do sistema de comando e controle da EHang, o carro voador dispensa a presença de um piloto a bordo.

Quanto às especificações técnicas, o “táxi voador” atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e foi projetado para realizar trajetos curtos, não ultrapassando 30 km de distância. Sua operação é sustentada por 12 baterias independentes e 16 rotores.

A aprovação do EHang 216-S pela CAAC (Administração de Aviação Civil da China) ocorreu em outubro do ano anterior.

No Brasil, sua introdução foi realizada pela empresa Gohobby durante um evento direcionado a investidores do setor, ocorrido em dezembro de 2023 na Arena XP, em São Paulo, com a presença do senador Marcos Pontes (PL-SP).

A comercialização do veículo no território brasileiro será de responsabilidade da Gohobby, permitindo que os interessados possam reservá-lo no site da empresa. Para tal, é necessário o preenchimento de um formulário com informações básicas, como nome completo, e-mail e telefone, para que a equipe comercial entre em contato. O preço brasileiro ainda não foi divulgado.

Em comunicado oficial, a agência reguladora informou que a EHang entrou em contato com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) expressando sua intenção de formalizar a solicitação de autorização do projeto no Brasil. Essa solicitação deverá ser encaminhada por meio da CAAC, conforme previsto em acordo bilateral entre os dois países.

 

Veja também:

 

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.