A maior feira ao ar livre da América Latina está aqui em Goiânia: conheça a história da Feira Hippie
A Feira Hippie é um verdadeiro convite para desvendar os costumes goianos e o que é melhor, adquirindo produtos a preços acessíveis. Muita gente que já passeou pelo local nem imagina que ela é a maior feira ao ar livre da América Latina. São mais de 6 mil barraquinhas montadas todos os domingos, na Praça do Trabalhador, em Goiânia.
Tudo começou na década de 1960, quando alguns hippies que já expunham os seus trabalhos artesanais, primeiro no Mutirama, depois Praça Cívica passaram a expor Praça do Trabalhador e por lá ficaram. Por ser próximo a rodoviária da capital, os visitantes passaram a conhecer e propagar o local como o melhor para as compras.
Fotos: Marcos Aleotti
Na Feira Hippie é possível encontrar objetos diversos: crochê, porcelanas, artigos regionais, cerâmicas, telas feitas por artistas plásticos renomados e, claro, calçados, perfumes, brinquedos, eletrônicos, roupas, bolsas, empadão goiano… ufa! Em cada nova visita é possível se surpreender com itens inimagináveis de Goiás, do Brasil e de vários outros países.
O incrível da feira é que semanalmente chegam caravanas de sacoleiras, principalmente, das regiões norte e nordeste. Em média são 40 ônibus com pessoas que compram no atacado para revender peças em suas regiões. São muitas coisas lindas, baratas e que podem ser adquiridas também com o cartão de crédito.
A maior feira ao ar livre da América Latina tem até uma rádio comunitária, denominada: “Hippie”, que presta serviço de utilidade pública anunciando desde documentos perdidos a crianças desaparecidas. Além disso, são anunciados promoções e sorteios.
O tradicional frango caipira para ser saboreado pelos mais distintos visitantes da feira
Pastel frito na hora com diferentes recheios
Curiosidades
A Feira Hippie tem sua origem no personagem: Mauricio Vicente Oliveira, conhecido como “Mauricinho Hippie”. Ele foi um dos percursores da feira. Nas décadas de 1970 e 1980 chamava atenção de todos, por causa das roupas extravagantes e da sua bicicleta colorida.
O melhor horário para ir a Feira Hippie é de madrugada, assim sempre encontrará estacionamento e melhores peças.
Outro detalhe interessante é que a maioria das bancas tem provador (vulgo tubinho) e espelho para você experimentar as peças. Caso não queira se despir a dica é ir com uma roupa justinha e provar por cima mesmo.
Para finalizar: os valores são incríveis, até com R$ 5,00 é possível comprar um bom top. Boas compras!
Pessoas de todos os lugares do Brasil visitam a Feira Hippie
Tem sapatos de couro com preços super camaradas
Até resma de alho é possível comprar
Feira Hippie
Endereço: Praça do Trabalhador, Centro
Funcionamento: Aos Domingos
Horário: das 7 às 14 horas