Alimentação natural para Pets conquista adeptos em Goiânia

Dieta pode ser preparada em casa e na supervisão de um nutricionista animal

Ana Karoline
Por Ana Karoline
49779e04bba714a50c94d268b72f787e

Pensar sempre no bem-estar do seu pet é muito importante e por isso, a alimentação natural oferecerá uma dieta mais próxima daquela que os animais consomem no dia a dia. Geralmente, consiste em alimentos frescos, não processados e balanceados, como carne, peixe, frutas, legumes e grãos, evitando aditivo, conservantes e corantes.

Essa dieta pode ser preparada em casa, com supervisão de um veterinário ou nutricionista animal, ou adquirida em lojas especializadas, que oferecem alimentos naturais prontos. A ideia por trás dessa abordagem é proporcionar uma alimentação mais saudável, visando a saúde a longo prazo dos pets, buscando reduzir alergias, problemas digestivos e obesidade.

No entanto, é crucial garantir que a dieta esteja conforme as necessidades nutricionais específicas do animal, considerando, fatores como idade, raça, peso e possíveis condições de saúde. Antes de fazer mudanças na alimentação do seu pet, é sempre recomendado buscar a orientação de um profissional para garantir que a dieta seja equilibrada e adequada para atender todas as necessidades do animal.

 

O que entra na Alimentação Natural?

Os alimentos são os mesmos usados na alimentação humana, a diferença principal é o não uso de temperos e alguns alimentos específicos. Como, por exemplo, o uso de cebola, alho e açúcares em geral, que fazem mal aos animais.

Para ter uma ideia básica do que estamos falando estão entre as comidas naturais aceitas para os animais:

 

Proteínas

Carne bovina, frango, carne suína, peru, cordeiro e coelho.

 

Legumes

Cenoura, abóbora, mandioquinha, batata, batata-doce, inhame, vagem, brócolis, chuchu e abobrinha.

 

Grãos

Predomina o arroz branco e o arroz integral.

 

Alimentação Caseira X Alimentação Natural

Sobretudo, a principal diferença entre esses dois estilos seria que a alimentação caseira é aquela comida feita para os animais (sem temperos e sem alimentos prejudiciais) porém sem o balanceamento correto. Já na alimentação natural o balanceamento é fundamental.

Os cardápios devem ser preparados pelo veterinário ou nutrólogo com todos os nutrientes necessários para que o animal não sinta falta de nenhuma vitamina. Outra questão é o cardápio específico para as diferentes características dos animais.

As principais variáveis são: raça, peso, idade, sexo, castrado, se o animal é sedentário, se está acima do peso, entre outras.

 

Benefícios da alimentação natural para diferentes tipos de Pets

Segundo a Dra. Karina, médica-veterinária da GYN Pet Center, “alguns especialistas na área contraindicam o uso da alimentação natural, outros da ração, mas ambos, necessitam de suplementação vitamínica à base de minerais e aminoácidos para o pet. Então, todo jeito, precisa de uma reposição.

Esse tipo de alimentação é uma opção muito válida para pets que possuem reação alérgica a trigo, proteína bovina ou aquela que provém do frango. No lugar desses alimentos, substitui pela proteína do ovo, cordeiro, entre outros, considerados realmente naturais. 

Mas essa comida não possui tanto cálcio e potássio que os animais necessitam. Então, entramos com reposição com suplementos de pozinho e comprimidos misturados na comida do Pet. Isso muda bastante do animal grande para o menor, incluindo também os filhotes e dependendo da particularidade de cada um.

Então, essa alimentação é indicada para animais hipoalergênicos e também para aqueles sensíveis na causa intestinal, como, problemas de gastroenterite e diarreias. A quantidade de caloria tem que ser adequada, juntamente com a fonte de proteína e cálcio, sendo tudo balanceado na dieta do animal”, conclui Karina ao Guia Curta Mais.

 

Como iniciar o processo da alimentação natural ?

Um ponto importante caso queira começar a dar alimentos naturais para o seu animal é não fazer essa transição de uma forma brusca. Iniciei misturando a ração com os alimentos naturais, após intercalando entre alimentação natural e ração. Assim, após esse período você já pode servir somente alimentação saudável.

Antes de dar qualquer alimento que possua em sua geladeira, é muito importante consultar seu veterinário. Os animais possuem sistemas digestivos diferentes do do ser humano e não aceitam todos os alimentos que nós.

 

Créditos da imagem de capa: Chef Bob

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja Também<

Estudo aponta que cães também ficam pensando nos problemas antes de dormir

10 dicas para viajar em segurança com seus pets