As cachoeiras mais próximas de Goiânia com fácil acesso para ir com crianças e idosos

Goiás é um verdadeiro paraíso de cachoeiras acessíveis para crianças e idosos

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Cachoeira Loquinhas 1
Foto: Across the Universe

Com as férias chegando,  aquele desejo de escapar da rotina e se aventurar ao ar livre só aumenta. Mas as férias não são as mesmas com quem amamos, não é? Sempre surgem aqueles receios de que as trilhas e destinos naturais sejam demais para os pequenos aventureiros ou para os sábios veteranos da família? Bem, temos boas notícias para você! Goiânia está rodeada de paraísos que são verdadeiros convites à diversão, sem exigir o vigor de um atleta olímpico. Acessibilidade e aventura se reúnem em um só lugar!

Pensando nisso, o Guia Curta Mais preparou uma lista com algumas cachoeiras próximas de Goiânia, onde tanto crianças como idosos podem desfrutar de momentos de diversão, com segurança e conforto.

Então calce seu par de tênis mais confortável, pegue uma toalha e chame a família para te acompanhar nestas jornadas que prometem refrescar seus dias com os destinos mais bonitos que o Estado de Goiás pode proporcionar!

Cachoeira Meia Lua

Localizada na linda cidade de Pirenópolis, a Cachoeira Meia Lua é uma excelente opção para quem quer visitar um paraíso pertinho de Goiânia. O destino fica próximo ao centro história da cidade, na Fazenda Meia Lula. O acesso é super tranquilo para, ideal para crianças e idosos.

Foto: Guia de Destinos

Cachoeira do Abade

Também em Pirenópolis, essa deslumbrante cachoeira possui uma trilha curta com apenas 400 metros de caminhada, ideal para levar os mais velhos e os pequenos. O caminho é totalmente auto-guiado e com um caminho de pedras, algumas partes com descidas mais íngremes, mas cum corrimão de apoio facilita na caminhada. Caso opte por um caminho menos íngreme, também há uma opção de trilha mais longa, que passa por outras cachoeiras menores, ideal para conhecer ainda mais o local.
A Cachoeira do Abade também possui desconto na entrada para idosos e crianças.

Foto: cachoeiradoabade.com.br

Cachoeira das Araras

Entre as cachoeiras próximas a Goiânia, a Cachoeira das Araras é uma excelente escolha para uma visita. Localizada em Pirenópolis e bastante frequentada, fica a poucos quilômetros do centro da cidade, acessível por estradas simples e uma trilha descomplicada. Este local oferece um verdadeiro paraíso, com duas cachoeiras deslumbrantes e refrescantes poços para um mergulho revigorante.

Foto: cachoeiradasararas.com.br

Cachoeira do Rosário

Uma das cachoeiras mais lotadas, não atoa, esse é um ponto obrigatório de passagem em Goiás. Com águas cristalinas, os visitantes encontram piscinas naturais maravilhosas e até uma gruta atrás da cachoeira.
Eles também possuem pacotes Day Use, onde você paga a entrada, inclusas com alimentação e visitação!

Foto: Tripadvisor

Cachoeira do Cervo

A apenas 150km de Goiânia, essa linda cachoeira fica na cidade de Paraúna, no interior do estado. O ambiente possui rochas e águas cristalinas, ideais para banhos revigorantes nos paradisíacos poços naturais.
Para visitar a cachoeira, é necessário possuir um carro apropriado, pois o acesso não é simples para ser feito andando.

Foto: Prefeitura de Paraúna

Cachoeira Paraúna

A Cachoeira Paraúna, que leva o nome da cidade, pode não ser a mais grandiosa, mas é um grande achado entre as cachoeiras próximas a Goiânia. Suas quedas não são tão altas, mas o poço é um convite para um banho relaxante. E o melhor: é sossego garantido, já que não costuma ficar lotada. Ideal para levar os mais velhos, se busca paz e calmaria, essa é uma parada que vale a pena!

Foto: Divulgação

Cachoeira das Andorinhas

Um desses cantinhos escondidos em Goiás que são imperdíveis é a Cachoeira das Andorinhas, bem próxima à Cidade de Goiás, a apenas 148 km de Goiânia. Para chegar lá, é só seguir por uma estradinha a uns 7 km do centro histórico. O local possui lindas rochas, vegetação nativa e uma piscina natural ótima para um mergulho relaxante.

Foto: Tripadvisor

Cachoeira Santa Maria

A cachoeira Santa Maria fica dentro dessa Reserva Ecológica de Pirenópolis, onde também tem mais duas cachoeiras, a Véu de Noiva e a Cachoeira do Lázaro. O local é ótimo para banho, com águas tranquilas e ideais para quem quer curtir a paz em um paraíso reservado. Possui também uma trilha calçada, ideal para pessoas com mobilidade reduzida.

Foto: Tripadvisor

Salto do Itiquira

Considerada a maior queda d'água do Brasil, o Salto do Itiquira é um paraíso a parte e fica bem pertinho de Goiânia, na cidade de Formosa. O principal acesso é realizado em um percurso acessível de 450 metros, todo em terreno calçado dentro da Unidade de Conservação do Parque Municipal até a cachoeira. O local também é acessível para cadeirantes.

Foto: Prefeitura de Formosa

Cachoeira Loquinhas

Localizada em Alto Paraíso de Goiás, a Cachoeira Loquinhas é um verdadeiro oásis com águas cristalianas. A trilha de acesso é tranquila, com árvores e um caminho com tábuas de madeira. Existem locais para as crianças brincarem na água, e alguns poços são mais fundos. Crianças não pagam a entrada.

Foto: Guia da Chapada dos Veadeiros

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.