Bolsonaro elogia Caiado e Tarcísio, mas diz que só discute 2026 depois de 2024

Ex-presidente está inelegível até 2030. Governador de Goiás já se declarou pré-candidato e espera contar com o apoio do eleitorado bolsonarista

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
caiado bolsonaro

Ao lado dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “plantou sementes caso não possa, de fato, disputar a presidência em 2026”. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (29/04), na abertura da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP).

Questionado se já está aberta uma disputa entre os dois governadores pelo eleitorado bolsonarista, o ex-presidente se esquivou e disse que, neste momento, sua única preocupação é com as eleições em outubro deste ano. “Só discuto as eleições de 2026 depois de 2024”, disse.

Bolsonaro está inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que o ex-presidente indique um nome para concorrer ao Palácio do Planalto caso não consiga reverter sua situação junto à Justiça Eleitoral.

Caiado já declarou que é pré-candidato à Presidente da República e que pretende contar com o apoio do eleitorado bolsonarista. “Não sendo ele candidato, a minha trajetória de vida é exatamente no mesmo eleitorado do ex-presidente”, afirmou o governador, durante entrevista ao jornal Folha de São Paulo, em março.

Apesar de ter a simpatia de parte do eleitorado de Bolsonaro, Caiado ainda precisa superar nomes mais alinhados ao ex-presidente. Tarcísio de Freitas e Romeu Zema (Novo), por exemplo, são governadores de estados maiores e com mais visibilidade nacional.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.