BR-153: Entenda porque a rodovia é considerada uma das mais importantes do Brasil

Conheça a história e a importância da BR-153, uma das principais rodovias de integração nacional, que atravessa o Brasil de norte a sul, conectando diversas regiões e cidades.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
BR-153 é considerada uma das mais importantes do Brasil
BR-153 é considerada uma das mais importantes do Brasil

Cada vez que o país vive uma onda de protestos que envolvem os caminhoneiros, a  BR-153, também conhecida pelos nomes de Rodovia Transbrasiliana é uma das avenidas paralisadas. Também conhecida por Rodovia Belém-Brasília, a BR 153 é a quinta maior rodovia do Brasil. Ela é o elo de ligação de inúmeras cidades do Brasil, indo de São Domingos do Araguaia (PA) até Aceguá (RS). São, ao todo,   3.585 quilômetros de extensão pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, terminando na Fronteira Brasil–Uruguai.  Uma curiosidade é que entre os municípios de Marabá e São Domingos do Araguaia ela tem o mesmo traçado da BR-230.

A BR-153 é uma das principais vias de acesso à região central do Brasil, sendo uma rodovia de grande importância, sobretudo para os estados do Tocantins e de Goiás e da  região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. A BR-153 foi construída em uma época em que o estado de Goiás (incluindo o atual Tocantins) necessitava de um elo com o restante do Brasil. Sua construção foi fundamental para o desenvolvimento da região.

No Tocantins, a urbanização foi impulsionada pela construção da rodovia Belém-Brasília, que se tornou o novo eixo de desenvolvimento econômico e populacional da região. Esse empreendimento transformou o Tocantins em uma área de grande atração, deslocando a economia e a urbanização do vale do rio Tocantins para a margem esquerda do divisor de águas.

A construção da BR-153 teve um papel crucial na orientação do movimento de ocupação humana e econômica no estado após sua conclusão. Esse processo de urbanização deu origem a várias cidades ao longo da rodovia Belém-Brasília, algumas das quais se tornaram os principais centros urbanos do novo estado. Entre essas cidades destacam-se Gurupi, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Colinas, e Araguaína.

Essa mudança no cenário urbano e econômico reflete não apenas a infraestrutura viária, mas também implicações políticas e sociais. A criação da rodovia 153 não foi apenas um projeto de infraestrutura, mas também uma manifestação de políticas públicas que visavam promover o desenvolvimento regional e integrar áreas antes remotas ao resto do país.

Essa rodovia gigante é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil, formado pelos estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá, com a Região geoeconômica Centro-Sul do país. Devido a esse fato e somado ao grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil. Algumas importantes cidades brasileiras, assim como Passo Fundo(RS), Marília (SP), São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Palmas (TO), Araguaína (TO), Imperatriz (MA), Marabá (PA) e Belém (PA), a utilizam como o principal corredor de escoamento.

Além da importância para o escoamento da produção, ela também muito utilizada para chegar a regiões turísticas, tais como  Caldas Novas/Rio Quente  em Goiás, as cidades históricas de Pirenópolis e Goiás Velho (GO);  o Rio Araguaia; a Ilha do Bananal;  o Rio Tocantins;  o Jalapão; o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (em Filadélfia, TO);  a Chapada das Mesas , que fica no Maranhão; o lago de Serra da Mesa, que é o lago artificial formado pela construção da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa,  em Goiás; a região do Contestado, que fica no Paraná e em Santa Catarina;  além dos Balneários de águas termais de Marcelino Ramos, Piratuba e redondezas. Além destas regiões, a BR-153 também é utilizada como rota de acesso a outras importantes capitais do país, tais como Brasília, Macapá (via balsa), São Luís, Teresina e São Paulo.

Durante muito tempo, a BR-153 foi considerada uma rodovia bastante perigosa pela péssima conservação e seu traçado sinuoso no meio do cerrado goiano. Hoje sua duplicação entre Goiânia e Itumbiara e na região sul de Goiás encontra-se totalmente concluída. Os nomes de Rodovia Belém-Brasília e de Rodovia Bernardo Sayão, são aplicados apenas no trecho localizado entre os entroncamentos com a BR-226 (em Wanderlândia, TO) e com a BR-060(em Anápolis, GO). A rodovia já foi chamada de BR-14 até o ano de 1964. Entre Frutal (MG) e Wanderlândia (TO), a BR-153 integra o tradicional trajeto rodoviário que liga São Paulo (SP) a Goiânia (GO) e a Belém (PA).

Os trechos entre a BR-376 (rodovia do café) e entre a cidade de Imbituva (PR) são apenas planejados, mas ainda não foi construídos. O trecho entre Erechim (RS) e Passo Fundo (RS) não é pavimentado, sendo a última etapa de pavimentação da região Sul que ainda não foi concluída atualmente (2021).

 Conheça a história da rodovia

A BR-153, conhecida como Transbrasiliana, tem uma história que remonta aos anos 1960, quando foi oficialmente inaugurada como BR-14. Sob a gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão do Ministério dos Transportes responsável pela manutenção das estradas brasileiras, a rodovia tem início em São Domingos do Araguaia, no Pará, e se estende até Aceguá, no Rio Grande do Sul.

Diferentemente de outras importantes rodovias brasileiras, como a BR-101 e a BR-116, que seguem a costa marítima e atravessam áreas densamente povoadas, a BR-153 mantém-se no interior do país. Esse trajeto longitudinal permite que a rodovia conecte diversas regiões do Brasil, desempenhando um papel fundamental no transporte de carga e no deslocamento de pessoas de norte a sul do país.

Ao longo de seus quilômetros, a BR-153 apresenta trechos com diferentes níveis de qualidade e dificuldade, influenciados por uma variedade de fatores. Alguns desses fatores são de natureza permanente, como características geográficas e climáticas, enquanto outros são temporários, como condições de manutenção e obras em andamento.

A designação Transbrasiliana é adotada apenas no estado de São Paulo, destacando a importância estratégica da rodovia como uma via de integração nacional. Sua trajetória pelo interior do país é fundamental para a economia brasileira, facilitando o transporte de mercadorias e promovendo a interligação entre diferentes regiões, cidades e estados.

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