Cães terapeutas levam alegria para pacientes do Crer em Goiânia
Atividade é realizada mensalmente e reforça a proposta de atendimento humanizado da unidade
Animais e seres humanos se conectam de uma maneira única e extremante intensa e, com as raças de cães para terapia isso é ainda mais óbvio. Com alta capacidade de oferecer amor incondicional, os cães são extremamente companheiros e oferecem companhia a qualquer momento. De acordo com especialistas, a terapia assistida por animais traz diversos benefícios. Alguns estudos demonstram que 15 minutos de contato com os bichos, por exemplo, colaboram para o alívio da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, de triglicérides, do colesterol, do estresse e da depressão.
E foi com essa premissa que, na última sexta-feira (20), os pacientes do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em Goiânia, receberam a visita de cães terapeutas. Candinho e Eva percorreram as alas do hospital junto com seus tutores e alunas do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pelo projeto Assistida por Animais (TAA).
Você também pode gostar:
Pousadas e Chalés pet friendly em Pirenópolis
Animais podem ajudar a lidar com transtornos psicológicos
Segundo a supervisora multiprofissional das terapias de apoio, Karla Lorena Mendonça Campos, muitos pacientes se beneficiam com a visita pet. “O projeto traz um momento de bem-estar para os pacientes, seus familiares e até mesmo entre a própria equipe. A alegria trazida pelos animais acelera a esperança de recuperação dos pacientes.” Ela destaca que a ação reforça a humanização na unidade. “Muitos lembram dos seus animais que estão em casa e até se emocionam durante a visita”, conta.
Jorge Batista de Jesus, 63 anos, mora em Goiânia, e está no Crer se recuperando de uma cirurgia. Ele conta que é a primeira vez que está internado na unidade e que a visita dos cães terapeutas melhorou o dia dele. “Eu estou sendo muito bem cuidado aqui, e para mim, não teve coisa melhor que a visita dos cachorrinhos porque lá na minha casa eu já tenho seis [cachorros] que eu cuido deles, e eu sempre gostei de criação, então o melhor presente que eu tive foi essa visita, por mim eles viriam todo dia”, afirma o paciente.
Imagens: Thalita Braga