Código libera jogo de xadrez em chat no Facebook. Aprenda:

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Jogo que exige paciência e raciocínio, o xadrez é odiado por muitos por sua complexidade – e amado por muitos outros pela mesma razão. Para os amantes do jogo, revelamos um segredo: é possível desafiar os seus amigos para uma partida de xadrez diretamente na janela de conversa do Facebook. Mas, para jogar, é necessário o dobro de atenção, já que as partidas de xadrez nas janelas de conversa do Facebook podem ser ainda mais complexas que as da vida real.

Para acessar a função e desafiar um amigo para uma partida de xadrez, abra uma janela de conversa com o amigo com quem quer jogar e digite o comando @fbchess play, que abrirá um tabuleiro de xadrez em miniatura e escolherá aleatoriamente quem ficará com as peças brancas ou pretas.

Agora vem a parte complicada: para mover as peças no tabuleiro é preciso usar o sistema de notação algébrica, usado por profissionais para registrar ou treinar jogadas. Para cada jogada existem três códigos diferentes nesse sistema: o primeiro identifica a peça que será mexida e os demais indicam a linha do tabuleiro e a coluna para onde a peça irá. Por exemplo, o código Nb4 indica que o cavalo deve ir para a casa b4.

Para jogar no Facebook, porém, você precisa usar a notação com as siglas em inglês: o Rei é K (de King, em inglês), a Dama é Q (de Queen), o Bispo é B (de Bishop), o Cavalo é N (de kNight, uma vez que K já foi usada para o rei), a Torre é R (de Rook) e os peões podem ser identificados como P (de Pawns).

E aí, preparado para desafiar os amigos? Se você ainda ficou confuso, pode usar o comando @fbchess help, que explica como jogar. Além disso, o jogo tem um bônus: é possível desfazer uma jogada com o comando @fbchess undo, coisa que os jogos no mundo real não permitem.

 

Com informações da Link

PublicidadePublicidade