Conheça as 10 cidades históricas que definiram a identidade de Goiás

Essas cidades históricas desempenharam papéis cruciais na construção da identidade de Goiás, preservando e celebrando sua rica herança cultural e histórica até os dias de hoje.

brenda
Por Redação Curta Mais
A cidade de Goiás é um dos destinos encantadores para aproveitar na Semana Santa
A cidade de Goiás é um dos destinos encantadores para aproveitar na Semana Santa

O estado de Goiás teve início com a chegada dos bandeirantes, que vieram direto de São Paulo nos séculos XVII e XVIII, para explorarem ouro na região. Houve também a famosa Marcha para Oeste, durante o governo de Getúlio Vargas, que teve como objetivo promover a ocupação do interior do estado e ajudar no crescimento da economia na época.

Para provar que Goiás tem de tudo e mais um pouco, o Guia Curta Mais selecionou 10 cidades históricas que definiram a identidade do estado. Confira a lista abaixo:

1. Corumbá

Corumbá de Goiás é uma das principais atrações de ecoturismo do estado. Fez parte do Ciclo do Ouro e conta com uma arquitetura marcante do século XVIII. Também é marcada por um clima interiorano atrativo, celebrações religiosas e o principal de tudo: as cachoeiras de Salto Corumbá, responsáveis por atrair milhares de turistas ao longo do ano.

Reprodução/Ultima Parada/Wordpress

2. Goiânia

Conhecido como o maior polo econômico do Centro-Oeste, Goiânia dá um show na economia. Mas também, é um espetáculo de arquitetura Art Deco. Sendo uma cidade planejada, a capital entrega uma excelente qualidade de vida aos moradores. Um verdadeiro mix de cultura e modernidade.

Reprodução/Adobe/Stock

3. Cidade de Goiás

De origem mais próxima e íntima à história das bandeiras, a Cidade de Goiás conta uma linda arquitetura barroca e casas de adobe e pau-a-pique. A cidade tem um delicioso clima tropical e vegetação de Cerrado, bem visíveis em todo canto, até mesmo nas belíssimas cachoeiras que rodeiam a região. Isso tudo atrai turistas de todos os cantos, mas a história mais atrativa e querida da cidade é mesmo a de Cora Coralina (1889-1985), uma das maiores escritoras e poetisas do Brasil, que viveu até o final de sua vida na Cidade de Goiás, fazendo com que a sua antiga casa se tornasse o atual Museu Casa de Cora Coralina.

Reprodução/Câmera/Passaporte

4. Pirenópolis

Pirenópolis foi uma das primeiras cidades do estado, sendo tombada como patrimônio nacional em 1989. Acompanhando seu aspecto antigo e bucólico, Pirenópolis - ou Piri para os mais amadores - é conhecida internacionalmente por suas comemorações culturais, como as Cavalhadas e a Festa do Divino, e por sua vegetação de Cerrado vasta e exuberante rodeando a cidade com cachoeiras. Piri tem representantes da culinária local, regional e internacional, mas o que realmente predomina são os pratos típicos da culinária goiana como o arroz com pequi, a paçoca de pilão, o baru, a pamonha e também as verônicas de alfenim, que os são doces típicos das festas folclóricas feitos de açúcar e podendo ter vários formatos.

Reprodução/Vai/Por/Mim

5. Pilar de Goiás

Pilar de Goiás surgiu no ano de 1736, após escravos foragidos encontrarem abrigo e também uma grande fonte de ouro na região. A cidade teve seu conjunto arquitetônico e paisagístico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e conta com Museus, Centro Histórico e Paróquia para visitações.

Reprodução/Prefeitura/de/Pilar/de/Goiás

6. Cavalcante

Cavalcante é localizado entre as Bacias do Rio Tocantins e Rio Paranã e é localmente conhecido como o Parque das Cachoeiras, devido às belas e exuberantes cachoeiras da região, principalmente a famosa Chapada dos Veadeiros - que foi a antiga Capitania de Goyaz na época da descoberta das minas de ouro (1736) por Bartolomeu Bueno da Silva Filho (o Anhanguera Filho). Além das cachoeiras, museus e sítios arqueológicos, a culinária de Cavalcante é típica do cerrado, ou seja, é composta apenas por coisa boa como galinhada com pequi, peixe grelhado (servido na telha), queijos frescos artesanais, rosquinha de pinga, doce de cagaita e a famosa queijadinha.

Reprodução/Guia/de/Destinos

7. Catalão

Catalão surgiu em meados do século XVIII em meio à buscas por riquezas minerais. A cidade conta com várias influências em sua culinária, mas a que predomina é a típica goiana composta por pequi e arroz com guariroba. E por ser formada por morros, conta com o Morro da Saudade, que é um ponto de referência histórico e sentimental para a população, o qual proporciona uma vista linda de toda a cidade.

Reprodução/Vitor/Cherulli

8. Silvânia

Reconhecida pela valorização da cultura e da arte, Silvânia teve seu início em 1774, a partir da descoberta de lavras de ouro na região. A cidade tem um verdadeiro tesouro histórico - o Museu de Arte Sacra. Silvânia também conta com lindas trilhas ecológicas, cavalgadas e incríveis cachoeiras como atrações turísticas naturais.

Reprodução/Pinterest/Carlos/Braga

9. Jaraguá

De ocupação original indígena e conhecida por ser o maior polo de confecção do Centro-Oeste, Jaraguá se situa no Vale do São Patrício. O Parque Estadual da Serra de Jaraguá conta com rampa de parapente, sítios arqueológicos, caminho de Cora e pequenas e lindas cachoeiras. A cidade tem mais uma das culinárias goianas mais bem representadas pelo pequi, a mamacadela, o bacuri, o jenipapo e a cagaita.

Reprodução/Prefeitura/Municipal/de/Jaraguá

10. Valparaíso de Goiás

A partir da inauguração do Núcleo Habitacional Valparaíso I, a história de Valparaíso de Goiás começou em 1979. Valparaíso é conhecida principalmente pelo seu belo ecoturismo que abrange cachoeiras e parques ecológicos. Além do mais, por fazer parte do estado de Goiás, é claro que a culinária de Valparaíso é rica em alimentos típicos do cerrado.

Reprodução/Prefeitura/de/Valparaíso/de/Goiás