Cuidar de Pet pode ter diversos benefícios para o coração, aponta estudo da Harvard

A pesquisa revelou que 95% dos tutores experimentam redução do estresse, evidenciando o impacto positivo na saúde mental; saiba mais detalhes

Amanda Mendonça De Oliveira
Por Amanda Mendonça De Oliveira
WhatsApp Image 2024 01 18 at 11.41.52

Na agitada vida moderna, encontrar fontes de felicidade é essencial. Animais de estimação podem ser uma excelente fonte de bem-estar, visto que, além de fazer companhia para seus tutores, os pets trazem alegria, amor, conforto e até mesmo boa saúde para o coração, fato confirmado por meio de uma pesquisa realizada pela Harvard Health Publishing. Vamos explorar como essa conexão entre humanos e animais vai além da mera companhia, influenciando positivamente a saúde cardíaca.

A editora-executiva da Harvard Heart Letter, Julie Corliss, destacou pesquisas que confirmam os benefícios emocionais e físicos da relação entre pet e tutor. O assunto já foi analisado pela Associação Americana do Coração, que revelou que 95% dos tutores experimentam redução do estresse, evidenciando o impacto positivo na saúde mental. Beth Frates enfatiza a importância do vínculo emocional, mencionando momentos edificantes, como a empolgação do reencontro com cães e o reconfortante ronronar de gatos.

Os estudos indicam que acariciar os pelos dos pets pode desencadear a liberação do hormônio do amor, a oxitocina. A relação entre animais de estimação e a saúde cardíaca é ainda mais profunda, segundo revisão publicada no Current Hypertension Reports. Descobriu-se que ter um pet não só reduz o risco de hipertensão, mas também melhora o controle da pressão arterial em pessoas já diagnosticadas. Os autores do estudo defendem que os animais oferecem benefícios à saúde do coração por “amortecer a resposta do corpo ao estresse”. 

O elo entre seres humanos e animais vai além da simplicidade da companhia, tornando-se uma fonte poderosa de benefícios para a saúde. Entretanto, a médica Beth Frates adverte sobre o sono compartilhado, indicando que, ao adormecer junto ao pet, precauções devem ser tomadas para garantir a qualidade do sono e, por conseguinte, a saúde do coração. O indicado é treinar o seu cão para dormir na própria cama e fazer o seu gato dormir em um quarto separado Envolva-se nesse vínculo especial, mas com consciência e cuidado, para colher todos os frutos desse relacionamento único e benéfico para o coração e a alma. 

 

>Veja Também<

Concurso elege as fotos mais engraçadas de Pets em 2023

Saiba quais são os nomes e raças de pets mais comuns em Goiás

Alimentação natural para Pets conquista adeptos em Goiânia

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.