Em parceria com TRE, escola em Goiânia promove experiência de votação eleitoral com estudantes

Iniciativa teve como objetivo conscientizar os alunos sobre democracia e a importância de exercer o seu papel como cidadão na sociedade

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
WhatsApp Image 2024 02 27 at 16.59.23 2 e1709216927659

O ano de 2024 será bastante intenso no que se trata de eleições. E para que os jovens já possam viver a experiência real das votações, e entender o papel da democracia no país, a Escola Canadense Maple Bear, em Goiânia, promoveu eleições para escolha de representantes e vice-representantes de sala em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O evento, que contou com a participação de 235 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º do Ensino Médio, teve como objetivo proporcionar uma experiência prática sobre o processo eleitoral brasileiro.

Os candidatos se registraram no “Partido Maple Bear – PMB”, uma chapa fictícia criada para as eleições estudantis, sendo responsáveis pela divulgação de suas campanhas. A votação, realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-GO, teve início com a impressão da zerézima às 7h e encerramento às 12h.

Esta iniciativa é parte das atividades propostas pela EJE, que, em sua primeira visita à instituição no dia 6 de fevereiro, proporcionou uma palestra sobre cidadania e demonstrou as funções de uma urna eletrônica por meio de uma eleição simulada.

Jovens e a importância do papel de cidadãos

A diretora geral da escola, Sabrina Oliveira, disse que a iniciativa teve um papel muito importante para que os alunos pudessem exercer o papel da cidadania de forma real: ‘’Um dos grandes objetivos da nossa parceria com o Tribunal Regional Eleitoral foi como fazer com que os nossos estudantes pudessem, na prática, vivenciar a cidadania de forma tão real quanto nós vivenciamos durante o processo eleitoral’’, explicou a diretora.

O projeto, que busca estimular o desenvolvimento de lideranças no ambiente escolar, teve início com uma palestra do TRE, orientando os alunos sobre o processo eleitoral e a importância da participação democrática. Os estudantes interessados se candidataram, apresentando suas propostas e ideias para a turma.

Além disso, com o objetivo de garantir a transparência e lisura do processo, os alunos receberam treinamento para atuarem como mesários durante as eleições, realizadas de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Justiça Eleitoral, com o uso de urnas eletrônicas.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.