Goiânia decreta situação de emergência devido ao aumento de casos de Dengue

Goiânia entra em situação de emergência de saúde pública devido ao aumento significativo no número de casos de dengue

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Aedes aegypti 1024x682 1

Goiânia está enfrentando uma situação de emergência devido ao aumento significativo de casos de dengue. O Nível 3 de Emergência foi confirmado pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (12/3). O documento oficial que confirma essa situação será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Município.

De acordo com os dados da nona edição do Boletim Epidemiológico Arboviroses da SMS, foram confirmados 5.724 casos de dengue no município, representando um aumento de 52,7% em relação à edição anterior do boletim, que havia registrado 3.744 casos desde o início do ano. Além disso, Goiânia registrou um óbito confirmado e outros 10 em investigação. O crescimento da doença por quatro semanas seguidas caracteriza a epidemia.

O secretário Wilson Pollara ressaltou que essa é uma situação que requer maior empenho por parte de toda a população. Ele afirmou que, da parte administrativa, os processos referentes à epidemia da dengue serão tratados em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades da administração municipal. Além disso, contratações temporárias poderão ser realizadas para evitar que o déficit atual do quadro de pessoal permanenteafete a prestação dos serviços à população de Goiânia.

Em termos operacionais, Pollara confirmou a ampliação de ações preventivas e de combate ao vetor transmissor. A situação exige a colaboração de todos para conter a propagação da doença e proteger a saúde da população.