“Londres do Brasil” tem clima europeu e encanta visitantes

Fundada na década de 1930, Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, com cerca de 600 mil habitantes

Mariane Faz
Por Mariane Faz
"Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes
Foto: Ric Mais

“Bem-vindo a pequena Londres”, saudação que ecoa no aeroporto Governador José Richa, introduz os visitantes à atmosfera única de Londrina, conhecida como a “Londres” do Brasil.

A cidade paranaense é acolhedora e tem um clima europeu, de fato!

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Frio em Londrina. Foto: Tem Londrina

Essa alcunha, que vai além do nome, pode ser confirmada ao explorar o centro da cidade, onde cabines telefônicas remetem à icônica decor britânica.

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Foto: Blog Londrina

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Foto: RIC Mais

Fundada na década de 1930, Londrina, com cerca de 600 mil habitantes, destaca-se como a segunda cidade mais populosa do Paraná. Seu nome, escolhido pela semelhança da névoa local com a de Londres, é uma herança da Companhia de Terras Norte do Paraná, fundada por Simon Joseph Fraser e outros britânicos em 1925.

Localizada a 369 km de Curitiba, Londrina é predominantemente universitária, abrigando sete renomadas instituições de ensino superior.

UEL é a 24ª melhor universidade do País, segundo ranking internacional |

Universidade Estadual de Londrina – UEL. Foto: Agência Estadual de Notícias

Entre elas, a Universidade Estadual de Londrina, Centro Universitário Filadélfia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Norte do Paraná, Faculdade Metropolitana Londrinense, Universidade Tecnológica do Paraná e Escola de Música da Universidade Estadual de Londrina.

A cidade, apelidada de Capital do Café, já foi um grande produtor mundial do grão, mas enfrentou uma crise em 1975 devido à “geada negra”.

Atualmente, a Rota do Café resgata e preserva a rica história desse setor, oferecendo 30 atrativos distribuídos em nove municípios, sendo Londrina o epicentro desse roteiro.

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Rota do Café. Foto: Abordagem Notícias

O esporte é parte intrínseca da identidade londrinense, com destaques notáveis como o bicampeão olímpico de vôlei Giba, nascido na cidade.

Além disso, o automobilismo tem presença marcante no Autódromo Internacional Ayrton Senna, anexo ao Estádio do Café, palco da estreia colorada na Série B do Brasileiro.

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Autódromo Internacional Ayrton Senna. Foto: Portal da Cidade de Londrina

Em 2000, Londrina foi sede de um torneio Pré-Olímpico de Futebol, testemunhando a vitória do Brasil. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo contava com grandes nomes como Ronaldinho Gaúcho, Alex, Mancini, entre outros.

Apesar de não ser unanimidade no futebol local, o Londrina conquista o coração dos torcedores, enquanto as preferências por times paulistas como São Paulo, Corinthians e Santos também são evidentes.

O Estádio do Café, palco de emocionantes partidas, promete receber cerca de 10 mil torcedores apaixonados pelo time local. Enquanto o Internacional enfrenta a limitação de 3 mil colorados, a atmosfera vibrante e competitiva do estádio é um reflexo do fervor esportivo que permeia a cidade.

 

Leia Também

Divisa de Goiás e Tocantins guarda uma prainha pouco conhecida que parece um oásis no Cerrado

Você precisa conhecer essa praia paradisíaca que fica bem pertinho de Goiás

Menor rio da América Latina fica pertinho de Goiás e impressiona com águas azuis cristalinas

Você precisa conhecer a cidade goiana famosa por ser a capital das cachoeiras

5 lugares imperdíveis para conhecer em Goiânia, segundo a IA

As 10 cidades mais visitadas do mundo em 2023

 

Turismo na pequena “Londres do Brasil”

 

Vamos conhecer os principais pontos turísticos de Londrina, a cidade que pode encantar não só pela beleza e pela cultura, mas também pelo acolhimento do povo, que está se especializando em receber turistas.

 

1. Bosque Marechal Cândido Rondon

O Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon fica na região central da cidade, entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, ao lado da Catedral Metropolitana. Seus 20 mil metros quadrados de área são constituídos por duas quadras, onde estão preservadas espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva.

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Foto: Hoteis.com

Doado pela Companhia de Terras Melhoramentos Norte do Paraná, atualmente o bosque possui um parquinho infantil, banheiros e bancos, além de pista de cooper e aparelhos para exercícios físicos.

 

2. Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um dos mais belos pontos turísticos de Londrina e uma das maiores unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná.

Espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção e importantes para restauração e reabilitação de ecossistemas podem ser encontradas lá.

Lagos, estufas, trilhas e pistas de caminhada são alguns dos atrativos do jardim. O Jardim Botânico fica na Avenida dos Expedicionários, 200, no Conjunto Residencial Vivendas do Arvoredo.

 

3. Lago Igapó

Uma das mais belas áreas de que o visitante pode desfrutar em Londrina é o Lago Igapó, cujo nome, na língua tupi, significa “transvasamento de rios”. O lago foi projetado em 1957 e inaugurado em dezembro de 1959, no Jubileu de Prata de Londrina. Recentemente, o local passou por um projeto de revitalização.

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Foto: Hotéis.com

4. Zerão

A Área de Lazer Luigi Borghesi é mais comumente conhecida como “Zerão”, em função de seu formato parecer um grande zero. O local possui uma pista de cooper de 1.050 metros, que circunda a área e é entrecortado por um pequeno riacho.

Recentemente, foram anexados à área várias benfeitorias, como anfiteatro (com capacidade para 15.000 pessoas), postos telefônicos, bebedouros, chuveiros e um estacionamento com cerca de 220 vagas.

No Zerão, são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade como o Projeto Brisa, apresentações do Festival de Música de Londrina e diversos campeonatos de ginástica aeróbica.

 

5. Salto do Apucaraninha e Reserva indígena

Salto do Apucaraninha é uma cachoeira de 116 metros de altura, que fica a cerca de 80 km do centro de Londrina, próximo à divisa com o Município de Tamarana. A cachoeira está localizada dentro da reserva indígena Apucaraninha, pertencente aos índios Kaingang.

O visitante interessado em conhecer a reserva e a cachoeira precisa obter autorização da FUNAI e seguir pela Rodovia Celso Garcia (PR445) até Lerroville (distrito de Londrina), onde encontrará a estrada rural que o levará até a cachoeira. A estrada atravessa o rio na parte superior do Salto, onde existe um mirante em que se pode apreciar as belezas tanto da cachoeira quanto da região.

 

6. Mata dos Godoy

Reserva de mata nativa, o local foi transformado em parque estadual em 1989. O parque é aberto à visitação desde 1995 e abriga várias espécies de animais, bem como um variado e exuberante conjunto da flora da região.

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Foto: Hotéis.com

Existem três trilhas abertas à visitação: a Trilha do Projeto Madeira, a Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras e a Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos. As trilhas são uma boa alternativa para ficar em contato com a natureza, nas também servem ao propósito de pesquisa e educação ambiental.

 

7. Museu Histórico de Londrina

O Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” está localizado no centro da cidade e registra importantes fatos do crescimento da região, principalmente em relação à cultura do café. Há um acervo permanente e outro itinerante que costumam passar pelas escolas da região.

O museu mostra como a chegada dos imigrantes na região mudou completamente os hábitos e a cultura local, e como a cidade foi mudando o seu perfil, principalmente a partir da década de 70. Existe também o Museu Rural, que fica localizado dentro do Centro de Exposições de Londrina.

 

8. Planetário de Londrina

O Planetário de Londrina é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina e possui fins acadêmicos, educativos e culturais. O atendimento do planetário está previsto para aproximadamente 85 mil pessoas por ano, entre estudantes, professores, moradores da cidade e turistas em geral.

É preciso agendar a visita para participar das sessões do planetário, sempre com a orientação de algum astrônomo, que conduz uma inesquecível viagem virtual pelas formações celestes.

 

9. Parque Arthur Thomas

O Parque Arthur Thomas é um dos últimos remanescentes florestais de Mata Atlântica da região norte do Estado.

É o local ideal para passeios, caminhadas e excursões às margens do lago ou pelos sinuosos caminhos mata adentro, onde é possível observar, além de um verde exuberante, macacos-prego, quatis, cotias, gambás, lagartos, aves da região e algumas migratórias.

 "Londres do Brasil" tem clima europeu e encanta visitantes

Foto: Hotéis.com

Através da trilha, pode-se chegar a uma das maiores atrações do parque, a belíssima visão da cascata com 20 metros de queda.

 

10. Rota do Café

A Rota do Café nasceu em 2009 e, hoje, é uma das principais ações de promoção do café do Paraná no Brasil e no mundo. Gerida por meio de uma associação, a rota busca resgatar tradição e cultura cafeeira do Estado.

Trata-se de uma aventura que proporciona aos visitantes oportunidade única de voltar às origens, conhecimento da história e vivência dos atrativos naturais e culturais do norte do Paraná, sempre na companhia de pessoas acolhedoras que habitam a região.

 

 

Londrina, a “Londres” do Brasil, não é apenas uma cidade, mas uma experiência que combina história, cultura, esporte e paixão.

Seja explorando a Rota do Café ou vibrando nas arquibancadas do Estádio do Café, a cidade reserva encantos únicos que conquistam visitantes de todo o Brasil.

Em cada esquina, a herança britânica se mescla com a autenticidade paranaense, criando um destino singular que merece ser descoberto.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.