Nova frente fria pode derrubar temperatura em Goiás nos próximos dias

A previsão indica queda nas temperaturas, mas sem registro de chuvas no estado

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
2qdt4sgk3eZyFKUD2rvP65Ccf9wSsJc6iGLAbHO1
Foto: reprodução Interativa fm

O calor intenso que atinge o estado de Goiás tem data para dar uma trégua. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a partir desta quinta-feira, 22 de agosto, uma nova frente fria começará a avançar, trazendo alívio temporário nas temperaturas. Apesar de não ser acompanhada por chuvas, a frente fria deverá provocar um choque com a massa de ar quente que predomina na região, reduzindo as temperaturas nos próximos dias.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a atual onda de calor, que tem mantido os termômetros em torno de 36°C na capital, será interrompida por essa massa de ar frio vinda da Argentina.

“O encontro das massas de ar frio e quente consumirá parte do calor, resultando em uma queda nas temperaturas. A expectativa é que a temperatura média fique entre 32°C e 33°C, com uma redução mais acentuada entre os dias 25 e 27 de agosto”, afirmou Amorim, destacando que o fenômeno será de curta duração.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para os riscos causados pela baixa umidade relativa do ar, que pode cair abaixo de 12% em Goiânia e em partes do sul e centro do estado.

Em outras regiões, a umidade deve variar entre 20% e 12%. O órgão reforçou que essa condição, longe do nível ideal de 50% a 70%, pode afetar a saúde, causando problemas respiratórios, secura na pele e irritações oculares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cuidados redobrados durante esse período, especialmente com hidratação e proteção contra o ar seco.

Mesmo com a redução nas temperaturas, a atenção às condições meteorológicas deve continuar, sobretudo em relação aos impactos da baixa umidade, que pode persistir nas próximas semanas.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.