É oficial: Dia da Consciência Negra é feriado no Brasil

Texto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira, 22 de dezembro

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, foi oficialmente sancionado pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  como Feriado Nacional, válido em todo território do país. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 22.

Antes, a data era considerada ponto facultativo, e valia como feriado em apenas em alguns estados e municípios. Com a sanção, a data passa a valer em todas as cidades do país.

O Dia da Consciência Negra celebra o dia em que um dos maiores líderes da resistência contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares, foi morto, durante o período do Brasil Colônia. O líder foi morto no ano de 1695, após ser traído por um de seus companheiros, Antônio Soares, que denunciou um de seus esconderijos, então foi emboscado e morto.

Projeto de Lei
O projeto foi proposto pelo Senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). O reconhecimento do 20 de novembro como feriado nacional foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. Com 286 votos a favor e 121 contrários.

Criado pela então presidente Dilma Rousseff em 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra começou a ser já comemorado no dia 20 de novembro, mas na época, não chegou a se tornar um feriado.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.