Os bons costumes da “roça” adaptados para a cidade
Listamos alguns objetos ou costumes que fazem uma total ligação entre a “roça e a cidade”

Se você é Goiano de verdade não pode negar que já fez, faz ou tem alguém que mantem vivo os costumes lá da roça no dia a dia da nossa grande cidade. Listamos alguns objetos ou costumes que fazem uma total ligação entre a “roça e a cidade”.
Fogão a Lenha
Quem pensa que era coisa da casa da vovó esta muito enganado, hoje o fogão a lenha é um item desejo nas casas da cidade, tanto para reproduzir os sabores inesquecíveis da fazenda e trazer de volta a lembrança das férias na fazenda como também para decorar as cozinhas e áreas de lazer, dando um toque rustico e familiar.
Cuador de Pano
Atire a primeira pedra quem nunca “remendou” um cuador para usar mais um pouquinho, nada mais tradicional do que colocar o pó diretamente no cuador e misturar na agua fervente, o sabor e a delicadeza desse processo nos remete as conversas da família ao redor das mesas de madeira após as refeições contando as prosas ou colocando os assuntos em dia.
Horta em Casa
Não é difícil encontrar nas casas da cidade uma hortinha, um antigo pneu adaptado, uma lata ou um cantinho de terra no quintal, terraço ou varando com uma cebola, uma alface, um temperinho, uma pimenta ou algo que de orgulho de dizer que foi cultivado ali, sem agrotóxico e totalmente saudável.
Café torrado e Moído na hora
Quem não saliva só de lembrar do cheirinho do café moído na hora, se você visita a feira ou tem em casa uma maquina como esta(foto)… Parabéns!!! Você é um legitimo Goiano.
Fazer Sabão
Já ouviu que o melhor sabão para tirar mancha é aquele que sua vizinha faz com aquele óleo que ela pede para todos juntarem? Sim! Não se espante, se você ainda não conheceu ou não aderiu precisa dar uma passadinha na casa da mamãe, nem só de maquina de lavar e tira manchas sobrevive uma roupa branca. Dona de casa Goiana se orgulha de produzir o melhor sabão da cidade.
Comer Fruta com sal
Se você é goiano já se pegou devorando vários tipos de frutas com sal como Manga, laranja, mexerica, cajá e etc… Você pode até ir em certas sorveterias compra o picolé e junto já leva o saquinho de sal. Um hábito vindo da “roça” totalmente utilizado na cidade.
Fazer o próprio queijo fresco
A produção de queijo é considerada uma das atividades mais antigas do mundo, e na “roça” é muito comum a produção com o leite fresquinho, mas esta atividade não esta limitada só ao campo não, muito gente faz seu próprio queijo na cidade.
Quer sugerir uma pauta para o Curta Mais? Envie seu e-mail para [email protected]