Primeira pastelaria de Goiânia continua em pleno funcionamento

A primeira pastelaria de Goiânia permanece no Mercado da 74 com muita tradição

Amanda Galdino
Por Amanda Galdino
pastelaria
Aquarela da Pastelaria do Meu pelo artista goiano JMV (João Moura)

A Pastelaria do Meu foi pioneira e atualmente é a pastelaria mais antiga da cidade, trilhando uma história com 61 anos de pura tradição. Permaneceu ao longo de todos esses anos no mesmo local desde a sua inauguração, dentro do Mercado da 74. A pastelaria faz jus a todo elogio que recebe. Chegou a concorrer ao prêmio de Melhor Pastel do Brasil em nível nacional, pelo programa Mais Você, da Rede Globo, sob o comando da apresentadora Ana Maria Braga. O Pastel do Meu também ganhou dois prêmios em duas categorias do Prêmio Curta Mais, Melhor Atendimento e Melhor Pastel de Goiânia.

O senhor Geraldo de Lemes foi o fundador do negócio familiar em 1963, atualmente comandado pelo seu filho, Daniel Henrique. Em visita do Curta Mais,  o publicitário e atual responsável pela pastelaria disse que usou sua formação para alavancar ainda mais o que já era um sucesso. Já o nome do local surgiu a partir do hábito do Sr. Geraldo chamou todos os clientes que passavam por lá de “MEU”. Nasceu assim então, a Pastelaria do Meu, com apenas 5 sabores de pastéis. Atualmente conta com mais de 200 sabores. 

Pastéis da Pastelaria do Meu

Pastéis de diversos sabores (foto: Amanda Galdino)

O carro-chefe é o sabor Lampião, com carne de sol, banana-da-terra e catupiry. O sabor de pastel Maria Bonita foi desenvolvido depois, mas também segue a fama, feito com carne de sol, banana-da-terra, queijo fresco e mel. Há outros sabores que fazem os goianos brilharem os olhos, o Mineiro, de jiló com raspas de limão e três queijos e também o famoso pastel Goiano, de frango com pequi e guariroba. 

O MERCADO DA 74 

O Centro Cultural Mercado Popular da 74, localizado atualmente no Setor Central, na capital goiana, foi construído na década de 50 e foi entregue aos goianienses 20 anos depois da fundação da capital goiana, em 1953. Antigamente na região do Bairro Popular e posteriormente anexado ao Setor Central. Além de muita história e comida boa, no Mercado da 74 você também pode aproveitar uma boa roda de samba às quartas-feiras. Fica o convite para mergulhar no Patrimônio Histórico Imaterial goiano. 

 

 

Receba no seu WhatsApp as melhores dicas da cidade e as notícias mais interessantes em primeira mão!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.