Star Wars: tudo o que você precisa saber sobre esta saga lendária

Com mais de 40 anos de história, a franquia Star Wars tem um dia para chamar de seu: 4 de Maio

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
3ae156abd926ee21ffc2a42da2f3f531

Se você ainda não assistiu, temos certeza que você ao menos já ouviu falar na franquia de filmes Star Wars. Com um sucesso imensurável, graças aos produtos e conteúdos audiovisuais, só os 11 filmes da franquia já arrecadaram, juntos, mais de US$ 10 bilhões em bilheteria em todo mundo.

A saga, criada por George Lucas em 1977, é uma história épica de conflito entre o bem e o mal, ambientada em uma galáxia fictícia e com personagens marcantes e icônicos como Darth Vader e Luke Skywalker.

george
George Lucas e sua criação em 1983 (Time Magazine)

A história se passa em um passado ‘’muito, muito’’ distante, e basicamente gira em torno da luta entre os Jedi, que são usuários da Força e protetores da paz, e os Sith, que buscam o poder absoluto através da dominação da galáxia. A franquia abrange nove filmes principais, além de dois spin-offs, livros, quadrinhos, jogos e séries.

Além do sucesso estrondoso, Star Wars tem um dia para chamar de seu: 4 de Maio. O dia é dedicado graças ao trocadilho com a data (“may, the 4th” – 4 de maio, em inglês) e a frase icônica dos filmes “May the Force be With You” (“Que a força esteja com você”). A tradicional celebração foi iniciada pelos fãs e acontece no mundo inteiro. Entusiastas da galáxia de George Lucas se cobrem de referências, criam conteúdos, cosplays e reassistem aos filmes e séries da franquia.

A franquia foi comprada pela Disney em 2012 e continua a ser uma das maiores e mais populares sagas de todos os tempos.

Como assistir Star Wars?

Todas as produções de Star Wars estão disponível no Disney+. Desde o lançamento do primeiro filme, ‘’Uma Nova Esperança (1977)’’, a saga cativou inúmeros fãs apaixonados em todo o mundo.

Mais de 45 anos depois, a produção evoluiu para uma grande franquia, o que pode causar confusão para quem deseja assistir pela primeira vez.

Existem, principalmente, duas formas de ver os filmes: a ordem de lançamento de cada título ou a ordem cronológica dos acontecimentos.

Ordem de lançamento:

Uma das maiores dúvidas dos novatos é referente à ordem de lançamento dos filmes, já que o primeiro longa da franquia começa pelo Episódio IV. Lançado em 1977, foi com Uma Nova Esperança que George Lucas deu o pontapé inicial na saga de Luke Skywalker nos cinemas. Na trama, a princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Enquanto isso, Luke Skywalker e Han Solo são os únicos capazes de libertar a princesa e salvar a galáxia.

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Star Wars Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

Ordem cronológica:

Agora que você conheceu a ordem de lançamento dos filmes, chegou o momento de entender a ordem cronológica. Dessa maneira, é possível acompanhar a saga de acordo com a linearidade temporal dos acontecimentos.

A ordem cronológica é a menos recomendada entre os fãs, pois ela pode estragar algumas surpresas da franquia para aqueles que ainda não tiveram contato com a história. 

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

 

Séries

Vale ressaltar que o universo tem, ainda, diversas séries que se passam entre as histórias dos filmes. Uma boa dica é a série original The Mandalorian, que se passa no universo de Star Wars, alguns anos após os eventos do filme O Retorno de Jedi.

A trama segue as aventuras de um caçador de recompensas mandaloriano, que é contratado para capturar um alvo misterioso, que acaba se revelando ser uma criança da mesma espécie que Yoda, conhecida como “Baby Yoda” pelos fãs.

Outra produção é a série Andor, um spin-off do filme Rogue One: Uma História Star Wars e se concentra no personagem Cassian Andor, um agente da Aliança Rebelde que foi apresentado no filme.

A trama se passa alguns anos antes dos eventos de Rogue One e segue Cassian Andor em suas missões como espião da Rebelião contra o Império Galáctico. A série também apresenta novos personagens, bem como alguns rostos familiares do universo Star Wars.

Além dessa, também tem a minissérie Obi-Wan Kenobi, outro spin-off de Star Wars e se concentra no personagem Obi-Wan Kenobi, um dos mais icônicos e amados personagens da franquia.

A trama se passa cerca de 10 anos após os eventos do Episódio III: A Vingança dos Sith, e segue Obi-Wan Kenobi enquanto ele vive como um eremita no planeta deserto de Tatooine, mantendo um olhar atento sobre o jovem Luke Skywalker, filho de sua falecida amiga Padmé Amidala.

A série apresenta Ewan McGregor reprisando seu papel como Obi-Wan Kenobi, juntamente com a adição de novos membros do elenco, incluindo Hayden Christensen, que retorna como Darth Vader.

 

Séries animadas

A franquia possui duas séries em animação consideradas as principais do universo: Clone Wars e Rebels

Clone Wars se passa entre os episódios II e III da saga de filmes e segue as aventuras de Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Ahsoka Tano durante as Guerras Clônicas, um conflito galáctico entre a República e a Confederação de Sistemas Independentes. A série apresenta novos personagens, como a já mencionada Ahsoka Tano, bem como personagens clássicos da franquia, como Yoda e Darth Maul. A série foi exibida originalmente entre 2008 e 2014, e foi posteriormente renovada para uma temporada final em 2020, que foi lançada no serviço de streaming Disney+.

Rebels se passa alguns anos antes dos eventos do Episódio IV: Uma Nova Esperança, e segue um grupo de rebeldes que lutam contra o Império Galáctico. A série apresenta novos personagens, como Ezra Bridger e Hera Syndulla, bem como personagens clássicos da franquia, como Darth Vader e a princesa Leia. A série foi exibida entre 2014 e 2018, e foi bem recebida pela crítica e pelo público.

Ambas as séries foram elogiadas por sua narrativa envolvente, personagens bem desenvolvidos e animação impressionante. 

 

Todos os conteúdos citados estão disponíveis no catálogo da Disney+.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.