Tudo o que você precisa saber antes de fazer a prova do Enem

Datas, horários, locais de prova e o que pode e não pode levar para o exame

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Este fim de semana, nos dias 24 e 25 de outubro, os estudantes de todo o país realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O exame tem sido usado como meio de ingresso para a maioria das universidades brasileiras, e por isso, milhões de estudantes realizam a prova todos os anos. Para evitar imprevistos e fazer o teste com tranquilidade, fique atento às datas, horários, locais de realização e o que pode ou não pode ser usado no dia da prova:

 

Quando será o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio 2015 acontece nos dias 24 e 25 de outubro em todo o Brasil.

 

Que horas acontece o Enem?

Os portões dos locais de prova do Enem serão fechados às 13h (no horário de Brasília). As provas, entretanto, têm início às 13h30.

 

Onde vou fazer a prova?

Para saber onde cada candidato vai fazer a prova, é necessário consultar o cartão de inscrição disponibilizado no site do Inep. Consulte seu local de prova aqui.

 

Quanto tempo de prova?

No primeiro dia de prova, os participantes terão 4 horas e meia para responder às questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia de prova, serão 5 horas e meia de prova para responder questões de linguagens, matemática e a redação.

 

Quais os documentos que preciso levar?

Para fazer a prova é necessário apresentar documento oficial com foto. Cópias, fotocópias ou impressões não serão aceitas. Se você teve seu documento roubado ou extraviado, precisará apresentar Boletim de Ocorrência.

Serão aceitos os seguintes documentos: documento de cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, e pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

 

O que vestir?

É recomendado usar roupas confortáveis, e não há veto contra shorts ou chinelos. Mas, não é permitido usar óculos escuros, relógios, bonés, chapéus, viseiras, gorros e similares.

 

E o celular?

O participante não poderá usar o celular e nenhum outro equipamento eletrônico durante a prova. Todos os equipamentos deverão ser guardados desligados em embalagem porta-objetos fornecidos na sala da prova.

 

Pode levar comida?

Água e comida são permitidas durante a prova do Enem.

 

O que não pode usar na prova?

De acordo com o edital, não são permitidos: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade