Universidade de Goiás é destaque em ranking mundial

Brasil é o país da América Latina com mais universidades classificadas; confira

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
Biblioteca Campus I 024
Biblioteca da UFG Câmpus I - Praça Universitária (foto: reprodução)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre as instituições brasileiras reconhecidas no Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2024, divulgado na última quinta-feira (15), pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy.

O levantamento avaliou mais de 2,5 mil instituições de ensino superior ao redor do mundo. Entre as 18 universidades brasileiras listadas, 15 são federais, segundo informações do Governo Federal.

No cenário nacional, a UFG alcançou a 14ª colocação, empatando com outras quatro universidades federais. Na América Latina, o Brasil foi o país com maior representação no ranking, com 18 instituições classificadas, sendo 15 federais e 3 estaduais.

Entre as universidades federais destacadas, além da UFG, figuram as do Rio Grande do Sul (UFRGS), Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ) e Brasília (UnB), entre outras. No campo estadual, as instituições de São Paulo (USP), Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp) também foram classificadas.

Os Estados Unidos mantiveram liderança nas três primeiras posições do ranking global, com Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O ARWU

O Academic Ranking of World Universities, publicado desde 2003 e também conhecido como Ranking de Xangai, é amplamente considerado um dos mais influentes rankings universitários.

A classificação é baseada em quatro principais critérios: qualidade da educação, qualidade da instituição, impacto da pesquisa acadêmica e desempenho per capita.

Esses critérios incluem a análise de prêmios internacionais, como o Nobel e a Medalha Fields, a publicação de artigos científicos em revistas de prestígio como Nature e Science, além da performance acadêmica individual dentro das instituições.

 

 

 

Veja também:

10 melhores faculdades e universidades de Goiás, segundo o MEC

 

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.