Vinícola Goiás: um passeio por vinhos, queijos e embutidos em Itaberaí a uma horinha de Goiânia
De propriedade do senhor Danilo Razia, a Vinícola Goiás é pioneira na produção de uvas no Estado
Há 22 anos o senhor Danilo Razia tomava uma decisão que mudaria não apenas sua vida, mas o perfil da agricultura no estado de Goiás. Em meio a grande concorrência entre os plantadores de vinhos no Rio Grande do Sul, decidiu arriscar-se pelo centro do País com sua experiência, e fixou em Itaberaí-GO com uma ideia fixa: Imagine só, plantar uva no meio do cerrado. Somente um aventureiro e sonhador, mas acima de tudo um empreendedor, poderia ter sucesso nessa empreitada.
Na cidadezinha, junto com a esposa Vanilda Padilha Razia, ele se instalou em uma área de 15 hectares e se dedicou a plantar uva, criando então a Vinícola Goiás. Mas não apenas isso, pois essa história real, faz dessa família a grande pioneira e disseminadora da cultura no Estado. “Através de mim outros municípios também cultivam a uva!”, conta o senhor de aparência simples, fala mansa e um sotaque que, mais de 20 anos depois, ainda denuncia a origem do sul do País.
A família conseguiu cultivar as parreiras na região com muito sucesso e logo, além de vender a fruta e as mudas, também começou a produzir os sucos de uva, o Dell Nono, o primeiro suco de uva registrado no estado de Goiás. Atualmente, geléias e vinhos de mesa também são produzidos na Vinícola. Os produtos são artesanais e vendidos pela região mesmo.
Em 1998, quando ele chegou em Goiás, o objetivo era apenas plantar uvas para vender. Assim começou o negócio familiar que hoje conta com o apoio e ajuda de todos da família, e que recebe visitantes que vão em busca de conhecimento sobre uvas e vinhos, além de poder comer uvas diretamente do “pé”.
Conhecer uma vinícola em pleno estado de Goiás é uma experiência enriquecedora. E é possível fazer isso em Itaberaí com o tour e degustação que inclui passeio no parreiral. Enquanto você experimenta a fruta, a guia conta detalhes de técnicas de plantio, cuidados, irrigação e curiosidades.
Você sabia que é um enorme mito que uva gosta de frio? “Na verdade as uvas gostam do calor, da luz do sol e não se dão bem com água. A maioria das doenças de uma uva vem do excesso umidade, como aqui o tempo é seco e sempre tem sol, isso é bom”, explica Daniela Razia. Ela conta inclusive, que no sul, acontece apenas uma produção por ano, por causa do clima, enquanto em Goiás, é possível chegar a três considerando o ciclo de aproximadamente 120 entre uma colheita e outra.
Depois do passeio, a Cave dell Nonno, está preparada para uma degustação harmonizada com suco de uva integral, geleia e de dois tipos de vinho de mesa fabricados lá, um branco e um tinto. O clima de fazenda agrada tanto goianos quanto turistas de todo País que podem apreciar o que a natureza local tem a oferecer.
Durante a pandemia a visita à fábrica está suspensa, mas isso não diminuiu a graciosidade do passeio.
Tour e Degustação
Passeios realizado com visita guiada pelos parreirais. O visitante conhecerá as dependências da vinícola, os processos de elaboração dos produtos, condução dos vinhedos e detalhes do nosso dia-a-dia.
Degustação: Sucos, vinhos, geleias, doces e frutas.
Horários: Em dia pré-determinado, somente com prévio agendamento.
Duração: 3 horas
Valores sob consulta
Leia também:
O par perfeito: aprenda a combinar o vinho com cada tipo de prato – Curta Mais
7 motivos pra incluir de vez o vinho no seu dia a dia – Curta Mais
Museu dedicado ao vinho abre as portas em Bordeaux na França, veja o vídeo – Curta Mais