Aeroporto de Goiânia volta a operar normalmente após cancelamentos de voos

Densa fumaça que pairou sobre a capital goiana afetou voos durante todo domingo (25); saiba mais

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
image
Aeroporto de Goiânia (Foto: Wildes Barbosa)

O Aeroporto Internacional de Goiânia retomou suas atividades normais nesta segunda-feira (26), após um domingo marcado por transtornos devido à intensa fumaça que cobriu a capital. A CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração do terminal, confirmou que todas as operações de pouso e decolagem foram restabelecidas, sem novos cancelamentos registrados.

No domingo (25), 26 voos precisaram ser cancelados — metade de partidas e a outra metade de chegadas — em decorrência da baixa visibilidade provocada pela densa fumaça, resultado das queimadas que assolam o estado de Goiás.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) havia emitido um alerta na sexta-feira (23) sobre o risco elevado de incêndios no período seco, reforçando a necessidade de conscientização para minimizar os danos ambientais causados por ações humanas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º e 24 de agosto, foram registrados 897 focos de incêndio no estado de Goiás. Em 2024, o total já chega a 2.462 focos, número inferior ao registrado no mesmo período de 2023, quando o estado acumulou 3.160 focos.

O fenômeno também afetou outras cidades pelo país. Locais como Brasília, Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG) amanheceram neste domingo (25) encobertos pela fumaça.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, o aeroporto permanece fechado desde o sábado (24), devido à visibilidade prejudicada. O tempo seco tem dificultado a dispersão da fumaça, que vem de queimadas locais e de incêndios florestais distantes, como na Amazônia e no Pantanal, transportada pelos ventos.

Em Goiânia, o Cimehgo estima que a fumaça deve persistir por dois a três dias, com uma melhora gradual prevista até quarta-feira (28).

Céu nublado em Goiânia na manhã desta segunda-feira (26) – Foto: Arquivo Curta Mais

 

Desde a noite de domingo, às 21h45, as condições de visibilidade no aeroporto melhoraram, permitindo a operação sem restrições, conforme informou a CCR Aeroportos. A última atualização, às 07h15 desta segunda-feira (26), confirmou a normalização das atividades.

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.