Azul vai comprar a Gol? Entenda

Confirmado negócio, Azul se tornaria a líder da aviação no Brasil

Marcelo Albuquerque
Por Redação Curta Mais
Azul vai comprar a Gol
Azul estaria presetes a assumir a liderança absoluta do mercado de aviação nacional. (Imagem: Flap)

Parece que os rumores são verdadeiros e a Azul vai mesmo comprar a Gol. Segundo matéria da Revista Oeste, que ouviu fontes da Azul, o negócio está quase finalizado. A Gol, que tem dívidas superiores a US$ 20 bilhões, pediu falência nos EUA no início deste ano.  “A administração da Azul já considerou a aquisição da Gol um negócio fechado. Uma fonte sênior informou à coluna que as duas companhias aéreas  se tornarão uma só empresa nas próximas semanas”, diz parte do relatório.

O presidente da Azul, Abhi Shah, não confirma mas também não descarta a possibilidade. Em entrevistas ele tem afirmado que a empresa está sempre de olho no mercado e em possíveis oportunidades de parceria. A Bloomberg informou na semana passada que uma fusão entre Azul e Gol estaria em discussões avançadas.

A Revista Oeste diz que a Azul já deu como certa a aquisição da Gol. A Azul também teria contratado um consultor internacional em março para ajudar nas negociações. Segundo a revista, um sinal de potencial da compra é que a concorrente Latam recentemente retirou o interesse em adquirir aeronaves Boeing 737 da Gol. A Gol não manifestou interesse na oferta. As aeronaves são alguns dos seus ativos mais valiosos e que interessam diretamente à Azul (que assim como o mercado em geral também vem sofrendo com a falta de aviões)..

Segundo pesquisa recente, a Azul ficou em segundo lugar no mercado de aviação doméstica em março deste ano, transportando 29,5% dos passageiros domésticos, à frente da Gol, que respondeu por 29%. A liderança do setor é da Latam, com 41% de participação do mercado.

A possível aquisição da Gol dará à Azul o controle do setor de transporte aéreo nacional, tendo em vista que ambas as empresas têm presenças distintas no país. A Azul é conhecida pela presença em voos para o interior e em cidades de médio porte do Brasil, enquanto a Gol concentra suas operações principalmente nos grandes centros com rotas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

É importante ressaltar que as negociações estão sujeitas à aprovação de órgãos reguladores do mercado e de órgãos como Anac (Autoridade Nacional de Aviação Civil) e Cade (Comitê Administrativo de Defesa Econômica). Até o momento nenhuma das duas companhias comentou oficialmente o assunto.

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