Cidade goiana com maior lago subterrâneo da América Latina guarda cachoeiras e tesouros sensacionais

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
A impressionante Caverna dos Ecos em Cocalzinho de Goiás, encantadora cidade goiana, lar do maior lago subterrâneo da América Latina, um verdadeiro espetáculo da natureza que encanta exploradores e aventureiros. Foto: Governo de Goiás
A impressionante Caverna dos Ecos em Cocalzinho de Goiás, encantadora cidade goiana, lar do maior lago subterrâneo da América Latina, um verdadeiro espetáculo da natureza que encanta exploradores e aventureiros. Foto: Governo de Goiás

Cocalzinho de Goiás é uma cidade muito charmosa do estado de Goiás. A cidade fica a 133 km de Goiânia. O percurso pode facilmente e,com tranquilidade, ser feito em cerca de 2 horas. O município, que hoje é reconhecido pelas belezas naturais e ecoturismo, deve ao cimento a sua fundação.  Não entendeu nada? Explicamos:

Para atender à forte demanda criada pela construção da nova capital do país, Brasília, uma fábrica da Votorantim foi instalada em 1961 na zona rural de Corumbá de Goiás, cidade goiana do ciclo do ouro. Ali desenvolveu-se um distrito, que mais tarde, em 3 de julho de 1990, obteve sua emancipação. Essa Cidade é Cocalzinho de Goiás.

 Nos tempos de Glória, a fábrica teve cerca de 600 funcionários e utilizava totalmente a capacidade para produzir 300 mil toneladas de cimento por ano. Ela foi  foi fechada em 1997. Em 2008, com o bom momento da economia, a fábrica foi reaberta. O município é servido por vários rios: Corumbá, Areias, Oliveira Costa e Verde. Em Cocalzinho de Goiás também está localizada parte do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, a maior serra da Bacia Amazônica e do Rio Paraná.:

  1. Origem e Crescimento:

Veja os principais atrativos:

Cachoeira dos Pirineus: A Cachoeira Pireneus está localizada no Hotel fazenda Tabapuã dos Pireneus. Ela tem um lindo  poço de água cristalina perfeito para relaxar.

Caverna dos Ecos: A Caverna dos Ecos ou Gruta dos Ecosé uma caverna descoberta em 1976 medindo 1725 metros de extensão e 150 metros de profundidade.  Ela  possui como rocha de encaixe o micaxisto e o calcário e é onde se encontra um lago, onde suas águas claras produzem uma beleza rara.  A caminhada é feita obrigatoriamente com guias dura, em média, cinco horas e é comum a prática do rapel. A Gruta dos Ecos é a maior caverna do mundo em formação de micaxisto, com 1.600m de extensão muito acima do nível do mar.  Possui também uma das maiores lagoas subterrâneas da América Latina totalmente azul, com 300m de extensão. Porém no momento este belissímo local está impedido de ser visitado. A Portaria IBAMA nº 014 de 23 de fevereiro de 2001[, interditou o uso turístico da Gruta dos Ecos – Goiás devido à degradação ocasionada pela atividade turística.

Parque Estadual dos Pirineus

O Parque Estadual dos Pireneus (PEP), também conhecido como Parque dos Pireneus, está localizado entre os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás, no Estado de Goiás. Criado em 1987 pela lei 10.321/87, o parque tem como objetivo proteger um dos pontos mais altos do estado: a Serra dos Pireneus.

Aqui estão algumas informações detalhadas sobre o parque:

  1. Área e Localização:
    • O PEP possui uma área de 2.833,26 hectares e um perímetro de 28.118,6 metros.
    • Fica a 20 km da cidade de Pirenópolis (acessível por uma estrada de terra) e a 6 km da cidade de Cocalzinho de Goiás.
    • É administrado pelo Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás (SEMARH).
  2. Pontos de Interesse:
    • Pico dos Pireneus: O ponto culminante da região, com 1.385 metros de altitude.
    • Formações Rochosas: Próximo ao Morro Cabeludo, essas formações são usadas para a prática de escalada.
    • Pocinhos do Sonrisal (Córrego Capitão do Mato): Locais de interesse.
    • Trilhas para Ecoturismo: Explore as trilhas para apreciar a natureza.
  3. Dicas para Visitantes:
    • Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável contar com um guia de turismo local, pois não há placas indicativas ou trilhas demarcadas para os recantos mais belos do parque.
  4. Características Biológicas:
    • O PEP abriga cinco tipos de vegetação: cerrado-rupestre, cerrado-de-aluvião, campos, mata-seca e mata-de-galeria.
    • Inventários florísticos registraram 309 espécies de vegetais vasculares em uma área de apenas 540 hectares.
    • Foram identificadas 81 espécies de aves na área do Morro Cabeludo.
    • O parque também é habitat de mamíferos e anfíbios.
  5. Regras Gerais:
    • Proibido o acesso de animais domésticos.
    • Proibida a coleta de exemplares do meio biótico e abiótico.
    • Proibida a caça e a pesca.
    • Proibido o uso do fogo.
    • Proibido o ingresso com armas ou materiais prejudiciais à fauna e flora.
    • Proibido o consumo de bebida alcoólica no interior do parque.

O PEP é um tesouro natural que vale a pena explorar!

Localizada no Distrito de Girassol, em Cocalzinho de Goiás, a cachoeira do Girassol é uma das mais procuradas na cidade. O espaço conta com piscinas naturais, área para camping e opções de lazer como passeios a cavalo, trilhas ecológicas e tirolesa.

Fazenda Pirineus Vinhos e Vinhedos

Que tal conhecer uma vinícola goiana que produz vinhos com uvas europeias? A Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos, em Cocalzinho de Goiás, produz vinhos nacional e internacionalmente reconhecidos e apreciados desde 2010: os vinhos Bandeiras e Intrépido, produzidos com uvas europeias. A vinícola recebe visitação de grupos de 10 a 20 pessoas aos finais de semana, com passeio e degustação harmonizada com os vinhos produzidos por lá.

Que tal aproveitar que o final de semana tá aí e fazer um bate-volta cheio de ecoturismo e boas experiências? 

Serviço:

Cocalzinho de Goiás 

Como chegar: Saindo de Goiânia via BR-060, BR-153 e BR-414 / Distância Goiânia – 129km / Distância Brasília – 104km