Como fazer a devolução de um Pix

Ferramenta tem mecanismo de devolução, que só pode ser usado em casos específicos; saiba como funciona

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
PIX 1 1000x450 1

Prático, rápido e seguro, o Pix logo se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros. Mesmo em meio a essa popularidade, algumas dúvidas sobre seu funcionamento ainda persistem: é possível devolver um Pix recebido por engano? E cancelar um Pix feito? Veja o que fazer.

O Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, conquistou a confiança dos usuários devido à sua praticidade. Entretanto, dúvidas sobre a devolução de pagamentos indevidos ainda geram incertezas. Vamos desvendar o passo a passo para devolver um Pix recebido por engano.

Como devolver um Pix?

A devolução do valor recebido por meio do Pix é simples e pode ser feita voluntariamente. “Basta acessar a transação que você quer devolver no aplicativo do seu banco e efetuar a devolução”, esclarece o Banco Central. Ao selecionar a transação no aplicativo, a opção “devolver” geralmente estará disponível, permitindo a devolução do valor total ou parcial.

Não é necessário ter a chave Pix do remetente. A devolução pode ser realizada sem entrar em contato com o remetente ou ter em mãos dados como telefone, e-mail ou CPF. Basta não reconhecer a transferência Pix ou desejar devolver o valor recebido.

Os clientes também têm a opção de comunicar o banco sobre o recebimento indevido do Pix. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a instituição financeira tomará as medidas necessárias para corrigir a situação.

Passo a passo para devolver um Pix:

  • Entre na área Pix do app do seu banco.
  • Clique em extrato Pix.
  • Selecione a transferência.
  • Clique na opção “Devolver”.
  • Revise as informações.
  • Confirme o valor a ser devolvido (pode ser a quantia total ou parcial).
  • Aperte o botão “Confirmar devolução”.
  • Digite a sua senha e pronto.

E se eu mandei um Pix para a pessoa errada?

Não é possível cancelar um Pix, exceto em casos de fraude ou falha do banco. Caso tenha enviado um Pix para a pessoa errada, a primeira ação é tentar entrar em contato com o destinatário. Se não obtiver sucesso, é possível solicitar ajuda ao banco, informando sobre o equívoco.

A devolução, nesses casos, deve partir de quem recebeu o dinheiro. Se as tentativas de recuperação não forem bem-sucedidas, o cliente pode registrar um boletim de ocorrência. Isso permitirá que a pessoa que recebeu o Pix por engano seja acionada pela Justiça e obrigada a devolver os valores.

 

*Fonte: UOL Economia

 

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.