Conheça a cidade que é considerada um pedaço do Nordeste em Goiás

O local é parada obrigatória para quem transita entre Goiânia e Brasília, pela BR-060.

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
ab1006f3a642d9fd930708517232c5d4

Terezópolis de Goiás é um pequeno município, localizado a apenas 33 km de Goiânia e 177 km de Brasília, que é considerado um pedacinho do Nordeste em solo goiano. Conhecido por ser uma parada obrigatória para os viajantes que percorrem a BR-060 entre as duas cidades, tem uma população de apenas 8 mil habitantes, e a maioria dos moradores tem raízes nordestinas.

Vista aérea de Terezópolis de Goiás l Foto: Faceboock

Terezópolis é um verdadeiro tesouro escondido no coração de Goiás. Sua localização privilegiada e sua atmosfera convidativa fazem com que muitos viajantes se apaixonem pelo lugar e queiram voltar mais vezes.

Uma das grandes atrações de Terezópolis é o seu comércio diversificado e a variedade de sabores que a cidade oferece. Os restaurantes locais são famosos por servirem pratos deliciosos, sendo a jantinha local um verdadeiro sucesso entre os viajantes!

Além disso, o ecoturismo também movimenta essa cidadezinha encantadora. Com belas paisagens naturais, trilhas e cachoeiras deslumbrantes, a cidade é o destino perfeito para quem busca contato com a natureza. Aproveite para fazer uma caminhada pelas trilhas da região, se refrescar nas águas cristalinas das cachoeiras e se encantar com a fauna e flora local. Com certeza, você voltará para casa revigorado e cheio de boas lembranças.

0dea3c72ee7f12541ab5793a29339c0b.jpg

O fato de ser “cortada” pelo maior corredor econômico do Centro-Oeste brasileiro, a rodovia BR-153, faz Terezópolis de Goiás ser conhecida por milhares de pessoas que trafegam diariamente pela estrada. O pequeno município fica na região Metropolitana de Goiânia e chama a atenção pela grande quantidade de pequenas lojas que comercializam artesanato e artigos, especialmente para a cozinha.

22bd0cbcb51826202f379fa66f9b2480.jpg

Mas o destaque é, sem dúvidas, a diversidade de gostosuras da cozinha goiana e da culinária nordestina, já que a população da cidade é formada em grande parte por pessoas vindas do Nordeste do País.

São delícias como o famoso requeijão de Terezópolis, que atrai pessoas de longe, o milho assado na brasa, espetinhos e docinhos artesanais que fazem muita gente dar aquela paradinha na cidade, quando passa pela rodovia. E muitas pessoas vão até lá especificamente para saborear os pratos e ainda levar para casa, um bom provimento de produtos variados.

Para dar uma “aliviada” na consciência, é possível adquirir também uma infinidade de frutas, nas dezenas de barracas que comercializam os produtos, inclusive frutos típicos do cerrado goiano.

bbcef20afaf6c32424a44897b1d45a5c.jpg

A influência dos nordestinos na culinária fica mais evidente no mês de abril, quando o Festival Gastronômico TereÔxente, com pratos e programações típicas do Nordeste, é realizado durante as festividades de comemoração do aniversário do município.

Mas existe vida para além da boa comida em Terezópolis. A cidade abriga também o gigante complexo de lazer Santa Branca Ecoturismo, uma unidade agroecológica, com opções de atividades para toda família. Tirolesa, stand up, slackline, trilhas (a pé ou de bcicleta), caiaque, pedalinho, banhos de cachoeira, entre outras. Os visitantes ainda podem escolher entre passar o dia ou se hospedar em confortáveis e charmosos chalés.

9ff3d3e52d92df5fa0bbf18beb11ac18.jpeg

Um trecho do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco está localizado no município.

983be9ff01d337583b533183d93eb6c3.jpg

A unidade de conservação tem registros de 485 espécies de plantas, entre elas, duas constantes da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção: o Gonçalo-alves (Astronium fraxinifolium) e a Aroeira-do-sertão (Astronium urundeuva).

História de Terezópolis de Goiás

Entre os anos 1930 e 1940 inicia-se o povoado que em algum tempo depois veio a ter o nome de Vila Santa Tereza, na época fazendo parte do município de Goianápolis.

Já nos anos 1980, Santa Tereza consegue duas grandes conquistas se tornando distrito de Santa Tereza e nas eleições de 1988 elegendo dois vereadores e o vice-prefeito: o Ver. Divino Moreno, o Ver. Galego sendo o mais bem votado de todo Município de Goianápolis naquela Eleição, e o Vice-prefeito Florival Fagundes; Um grande feito para a época, dando assim um passo muito grande para conquistar a tão sonhada emancipação Política do Distrito.

No dia 29 de abril de 1992 a população do Distrito de Santa Tereza comemora sua emancipação. E assim, a população se junta e através de um Referendo popular escolhe o nome do recém-emancipado Município de Terezópolis de Goiás.

 

 

Mais informações:

Como Chegar: Clique AQUI

Prefeitura de Terezópolis de Goiás

Endereço: Rua Alonso Félix – Centro, Terezópolis de Goiás – GO | CEP: 75175-000

Telefone: (62) 3348-1388

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Instagram: @prefeituraterezopolisdegoias

Veja também:

 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.