Eleição em Anápolis conta com nove pré-candidatos a prefeito na disputa por 292 mil votos

Apesar do prazo para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral terminar somente em agosto, cenário deve ter poucas surpresas nas definições partidárias

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
1712672744764299 1

Mais de 292 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas daqui a seis meses para escolher o novo prefeito de Anápolis. Apesar do prazo para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral terminar em 15 de agosto, o cenário da disputa começou a ser desenhado e promete poucas surpresas nas definições dos candidatos majoritários.

O primeiro a lançar pré-candidatura foi o deputado estadual Antônio Gomide (PT). Ex-prefeito da cidade por dois mandatos, o parlamentar lidera todas as pesquisas de intenção de voto, mas tem como principal desafio encontrar um candidato a vice-prefeito que seja filiado a um partido de centro ou centro-esquerda. Gomide é o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também já definiu seu pré-candidato em Anápolis. Será o suplente de deputado federal Márcio Corrêa, que deixou o MDB e migrou para o partido de Bolsonaro na tentativa de capitalizar o eleitorado da direita.

A base aliada do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lançou a ex-secretária de Educação, Eerizânia de Freitas. Ela deixou o Republicanos, com as bênçãos do prefeito Roberto Naves, e migrou para a legenda de Caiado. O PSDB, por sua vez, anunciou a pré-candidatura do advogado Hélio Lopes. Ex-presidente do Ipasgo e da Apae, Lopes é o nome apoiado pelo ex-governador Marconi Perillo, que tenta recuperar espaço político em cidades-chave do Estado.

 

O vereador Lisieux José Borges abandonou o PT e para disputar a prefeitura pelo PSB. A intenção em concorrer ao cargo já havia sido anunciada em 2020, logo depois de ser eleito vereador. O PSOL, por sua vez, aposta no advogado Eugênio Lourenço Dias. Ex-candidata a vereadora nas eleições de 2020, a advogada Mariane Stival, por sua vez, anunciou que vai disputar a prefeitura pelo PDT.

Um dos nomes mais tradicionais da política Anapolina, José de Lima (PMB) também é pré-candidato a prefeito. Hélio já foi vereador e deputado estadual. Por fim, o empresário Karim Abrahão saiu do Partido Novo e garante que será candidato a prefeito pelo PSD. Segundo ele, sua pré-candidatura conta com o apoio do senador Vanderlan Cardoso.