Espetinho pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia

Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal aguarda sanção do prefeito

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
espetinho em goiania capa

Na última quinta-feira (22), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda e definitiva votação, um projeto de lei que busca reconhecer o “espetinho” como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A iniciativa, proposta pelo vereador Sandes Júnior (PP), aguarda agora a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para se tornar lei.

O vereador Sandes Júnior destaca que as “receitas regionais são conhecidas e valorizadas por compor hábitos alimentares nativos, sendo elaboradas com ingredientes disponíveis na região e preparadas com técnicas transmitidas de geração em geração”.

Para ele, o reconhecimento do espetinho como patrimônio cultural imaterial visa preservar e transmitir esse legado gastronômico para as futuras gerações.

A proposta ressalta a importância do registro das identidades gastronômicas regionais, destacando que a preservação dos bens de natureza imaterial é fundamental para garantir o acesso das futuras gerações a aspectos culturais importantes.

Sandes Júnior enfatiza que essa transmissão de legado não apenas preserva a culinária local, mas também fortalece a interação entre a cultura e a alimentação, conectando a história com a imigração e as adaptações nos hábitos alimentares do povo brasileiro.

O vereador conclui sua argumentação ressaltando a popularidade do espetinho entre os goianos, independentemente do sabor. “De carne, de queijo, de frango ou suíno, cada um com a sua preferência. Tem para todo lado em Goiânia”, afirma. Agora, resta aguardar a decisão do prefeito Rogério Cruz para que o espetinho seja oficialmente reconhecido como parte integrante do patrimônio cultural imaterial da cidade, celebrando uma tradição gastronômica que há gerações une sabores e histórias em Goiânia.

 

Veja também:

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.