Goiânia recebe simpósio gratuito sobre o impacto das mudanças climáticas no Cerrado

Evento reúne especialistas para discutir a interface entre meio ambiente e saúde, destacando desafios e estratégias para a preservação de um dos biomas mais devastados do Brasil

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
cerrado 23
Cerrado (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Será realizado nos dias 27 e 28 de junho de 2024, na Universidade Federal de Goiás (UFG), o simpósio “Mudança do Clima e Saúde nos Cerrados”. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPG/Ciamb/UFG) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da iniciativa Prospecção Fiocruz Cerrados. O objetivo é debater a interface entre saúde e meio ambiente na perspectiva da mudança climática nos Cerrados.

No primeiro dia do evento, ocorrerá o painel de mesmo nome do simpósio, das 8h às 12h, no auditório da Biblioteca Central da UFG – Campus Samambaia, aberto ao público. No segundo dia haverá uma oficina, das 8h às 12h, restrita a convidados. Essa oficina visa a construção de uma proposta de prospecção sobre saúde e mudanças climáticas nos Cerrados.

Os Cerrados é o segundo maior bioma do Brasil e detém 36% do território nacional, considerando as zonas de transição para outros biomas. Abriga cerca de 5% das espécies do planeta, incluindo inúmeras espécies endêmicas e desempenha papel importante na regulação do clima, conservação de recursos hídricos e manutenção da biodiversidade. Também é fonte de importantes serviços ecossistêmicos, como a polinização de culturas agrícolas, a formação do solo e a ciclagem de nutrientes.

Apesar de sua importância ecológica, o Cerrado é o bioma mais devastado do Brasil, ultrapassando a Amazônia. O desmatamento e as queimadas estão entre as principais causas de mudanças ambientais com impactos sobre a saúde humana, entre elas doenças respiratórias, zoonoses em função de alterações nos ciclos de vetores, doenças de veiculação hídrica trazidas pela urbanização sem controle e poluição da água.

A esses fatores, somam-se, de forma cada vez mais intensa, as alterações trazidas pelas mudanças climáticas, que tendem a prolongar a estação seca, a trazer chuvas mais intensas e concentradas, além de ondas de calor.

Diante desses dados, a Fiocruz e o Ciamb/UFG contam com a participação do público em geral para debater as “Mudança do Clima e Saúde nos Cerrados”.

Confira a programação:

Dia 27/06

Painel “Mudanças Climáticas nos Cerrados e Impactos sobre a Saúde”

Local: Auditório da Biblioteca Central-UFG

8h – Abertura

Prof. Dra. Daniela de Melo e Silva (Coordenadora do Ciamb/UFG)

Prof. Dr. Guilherme Franco Netto (Coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – VPAAPS/Fiocruz)

9h às 12h – Painel Mudança do Clima e Saúde nos Cerrados

Prof. Dra. Raquel Santiago (Faculdade de Nutrição/UFG)

Prof. Dra. Rosane Colevatti (Instituto de Ciências Biológicas/UFG)

Prof. Dra. Adriana Gioda (Depto. de Química/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ)

Prof. Dr. Paulo de Marco Jr. (PPG em Ecologia e Evolução/UFG)

Prof. Dr. Murilo Mendonça (Depto. Geografia/Universidade Estadual de Goiás – UEG)

Moderador: Prof. Dr. Fausto Miziara (Ciamb/UFG)

 

Dia 28/06

8h às 12h – Oficina de Planejamento: “Prospecção Mudança Climática e Saúde nos Cerrados” (Restrita a convidados)

Local: Auditório da Biblioteca Central UFG e Centro de Documentação, Informação e Memória – CDIM/UFG

Serviço:

Painel “Mudanças Climáticas nos Cerrados e Impactos sobre a Saúde”

Quando: 27 e 28 de Junho

Local: Auditório da Biblioteca Central-UFG

Horário: das 8h às 12h

Endereço: Campus Samambaia, Av. Esperança, s/n – Chácaras Califórnia

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.