Intensa massa de ar polar chega a Goiás na próxima semana

A previsão é de que a primeira quinzena de julho registre temperaturas extremamente baixas, ainda não observadas neste inverno; saiba mais

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
WhatsApp Image 2024 07 05 at 10.44.33
Foto: Fábio Lima

Na próxima semana, uma intensa massa de ar polar deve atingir o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, incluindo Goiás. Esta onda de frio, que avança pelo país, fará com que as temperaturas caiam significativamente em diversas regiões, com possibilidade de chegar até o Norte. As informações são do portal Meteored (tempo.com).

A previsão é de que a primeira quinzena de julho registre temperaturas extremamente baixas, ainda não observadas neste inverno. A chegada tardia do frio agora se manifesta com sucessivas e intensas ondas de frio.

Segundo especialistas, a neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial, influenciada pela demora do El Niño e o enfraquecimento do La Niña, contribui para essa variabilidade climática. Atualizações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (em inglês: National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA) indicam uma chance de 65% para a instalação do La Niña entre julho e setembro, o que poderia intensificar ainda mais o frio.

De acordo com as simulações mais recentes do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas em Médio Prazo (ECMWF), a onda de frio se destacará na primeira quinzena de julho em boa parte do Brasil. As projeções mostram anomalias negativas de temperatura, com áreas em azul no mapa, desde o Rio Grande do Sul até Rondônia.

O frio se espalhará e se intensificará ao longo da semana, principalmente a partir de meados da semana, com a onda de frio avançando de forma continental.

Especificamente em Goiás, a previsão é de que o frio se intensifique ao longo da próxima semana, com um risco elevado de geadas que podem causar danos a culturas agrícolas como café, milho e hortaliças. Entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12), espera-se que as temperaturas caiam abaixo de 4°C em diversas localidades do estado.

Na madrugada de quarta-feira (10), há possibilidade de temperaturas negativas no sul do Rio Grande do Sul, com os termômetros marcando até -3°C, e temperaturas abaixo de 4°C em diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. As condições climáticas adversas continuarão na quinta (11) e sexta (12), com possibilidade de baixas temperaturas persistentes.

Para o sábado (13), são esperadas temperaturas negativas em uma área abrangente no Sul do Brasil, incluindo a campanha gaúcha e o planalto paranaense. Além disso, áreas ao sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo também serão afetadas pela onda de frio, resultando em um fim de semana gelado.

Em Goiás, as temperaturas podem chegar a 6°C em algumas regiões.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.