10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Prepare-se para não sair de Goiás!

Mariane Faz
Por Mariane Faz
10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval
Foto: Goiás Turismo

O Carnaval se aproxima e, enquanto muitos buscam destinos tradicionais, Goiás surge como um tesouro a ser desvendado pelos amantes do turismo.

Com uma mistura cativante de belezas naturais, rica herança histórica e uma atmosfera acolhedora, este estado brasileiro reserva surpresas que prometem conquistar até os mais exigentes viajantes.

Embarque conosco nesta jornada pelos 10 lugares turísticos que não só vão te convencer a escolher Goiás como destino para o Carnaval, mas também a desfrutar de toda a diversidade que essa região proporciona.

Dos cenários exuberantes às tradições preservadas, prepare-se para uma viagem única, repleta de experiências que farão você repensar a ideia de deixar Goiás durante o feriado de Carnaval.

É hora de descobrir por que ficar por aqui é a escolha mais acertada para uma folia inesquecível!

 

Então conheça 10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é concedido à iniciativa privada |  Exame

Foto: Revista Exame

Prepare-se para uma jornada pela joia natural do Brasil. A Chapada dos Veadeiros encanta com sua biodiversidade única, trilhas que desafiam a coragem, cachoeiras que roubam o fôlego e formações rochosas que parecem saídas de um sonho.

O Parque existe desde 1961, e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. As atividades principais são as caminhadas e banhos de cachoeira, nas imensas paisagens da Chapada em uma viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.

Dentro do Parque existem vários atrativos, sendo estes a Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema.

 

2. Pirenópolis

10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Foto: Viajoteca

Entre em um túnel do tempo em Pirenópolis, onde ruas de pedra e casarões coloniais contam histórias antigas. E não para por aí! A cidade oferece uma viagem culinária imperdível, festas tradicionais que animam a alma e cachoeiras que parecem saídas de contos de fadas.

A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro.

A antiga Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte tornou-se um acampamento de garimpeiros e teve seu crescimento ligado a essa atividade.

A mão de obra principal era formada de escravos negros e índios que ainda habitavam a região. A primeira rua da cidade era uma ligação entre uma pousada (na saída para Vila Boa, hoje Goiás) e o garimpo de ouro. O centro urbano desenvolveu-se em torno da Igreja Matriz até a construção das Igrejas do Bonfim e do Carmo, que atraíram casas para seus arredores.

Na segunda metade do século XVIII, o crescimento de Pirenópolis ficou paralisado devido à crise da exploração do ouro. Em 1800 acontece uma retomada da economia, alavancada pela agricultura (principalmente algodão), pecuária e comércio.

Apesar das mudanças das rotas comerciais da região a partir de 1850, o crescimento do centro urbano vai até o fim do século XIX, quando a cidade passou por um período de estabilidade econômica e cultural.

Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.
    

Pirenópolis possui vários atrativos divididos em atrativos culturais, naturais, além das experiências gastronômicas e de aventura:

– Atrativos Turísticos Culturais: Igreja da Matriz, Igreja do Bonfim, Igreja do Carmo – Museu de Arte Sacra, Museu do Divino – Casa de Câmara e Cadeia, Museu Lavras do Ouro, Museu Oca da Terra (COEPPI – Alto do Carmo) e Museu Rodas do Tempo.

– Atrativos Turísticos Naturais: Apizoom Mel, Cachoeira Bonsucesso, Cachoeira Coqueiro e Garganta Parque do Coqueiro, Cachoeira das Araras, Cachoeira do Abade, Cachoeira do Rosário,  Cachoeira dos Dragões, Cachoeira Meia Lua, Cahoeira Paraíso, Cachoeria Santa Maria e Lázaro – Reserva Ecológica Vargem Grande, Cachoeira São Jorge, Cachoeira Usina Velha, Cachoeira Veredas, Fazenda Vaga Fogo, Fazenda Babilônia, Ipec, Lagoa Azul, Mirante do Ventilador, Morro do Frota, Parque Estadual dos Pireneus, Recanto Carranca, Praia Grande.

– Experiências Turísticas: Cervejaria Casarão, Cervejaria Santa Dica, Cervejaria Stone Horse, Espaço Hípico Bonsucesso, Piriadventure – Passeio de Quadriciclos, Quadritur Pireneus e os Vôos de balão. 

    

A cidade dispõe vários meios de hospedagem, entre hotéis, hostels, suítes, pousadas e casas de temporada. Pirenópolis é famosa por suas festas e celebrações com viés gastronômico, histórico-cultural e envolvendo a natureza. 

Uma das mais conhecidas é a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece todos os anos em maio, e reúne milhares de fiéis para celebrar a coroação do Imperador Divino. A festa é acompanhada de comidas típicas, música e dança. E foi reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil.

A festa das Cavalhadas é outro evento que deve ser incluido no seu calendário, em 2022 ganhou uma premiação mundial de melhor festa do ano. Outros eventos são o Canto da Primavera, Festivais Gastronômicos, Feiras Literárias, entre outros.

Não deixe de visitar a deslumbrante Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, um marco religioso que impressiona com sua arquitetura imponente. E para mergulhar na cultura local, não perca o Museu das Cavalhadas, que conta a história das tradicionais festas da região.

 

3. Cidade de Goiás (Goiás Velho)

10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Foto: Goiás Turismo

Antiga Vila Boa, a Cidade de Goiás foi fundada e  1729, no auge do ciclo do ouro. Foi a capital do estado de Goiás até 1937, quando a sede do governo foi transferida para Goiânia.

Foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como Patrimônio Mundial, por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que o circunda. A população residente é cerca de 24.071 habitantes, e sua área territorial é de 3.108,423 km². 
    

Na cidade ocorrem várias manifestações culturais, como o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), realizado anualmente desde 1999; a Procissão do Fogaréu, uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na cidade, iniciando-se na noite da quarta feira da semana santa; o Carnaval, que é realizado na Praça de eventos, tendo inclusive três Escolas de Samba na cidade: Leão de Ouro, União Goiana e Mocidade Independente do João Francisco. 
    

Há alguns museus, como o Museu das Bandeiras, que funciona na antiga Casa de Câmara e Cadeia; o Palácio Conde dos Arcos, com um acervo de obras do século XVIII, além de utensílios domésticos, pertences, artes decorativas e mobiliário dos antigos governantes, e conta com um belo jardim; o Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte, que possui o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale, e também coleções de prata.

A Casa de Cora Coralina, museu permanente com objetos pessoais da poetisa; e o Museu da Polícia Militar, criado em 2007 com acervo de uniformes; instrumentos musicais; equipamentos de comunicações; móveis, objetos e equipamentos diversos; viaturas policiais; documentos históricos; fotos de unidades policiais.

Também há vários monumentos, os mais famosos são: a asa de Bartolomeu Bueno, o Chafariz de Cauda, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Cruz do Anhanguera, entre outros. 
    

Graças ao tombamento do centro histórico, cerca de 90% da arquitetura barroco-colonial original permanece preservada. . A cidade de Goiás é considerada um magnifico mostruário do Brasil oitocentista.

Além disso, situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da Serra Dourada. A melhor época para visitar a cidade é entre maio e setembro, sendo junho e julho os preferíveis, quando as temperaturas são mais agradáveis, numa média de 17 ºC a 32 ºC.
    

A culinária na cidade é bastante apreciada, tendo o famoso empadão goiano vendido por toda a cidade; o sorvete de castanha de baru, que é vendido no coreto do centro histórico; os alfenins, doces com formatos de pássaros, flores, há também os que possuem a imagem do Divino Espírito Santo; além dos doces cristalizados. 
    

Para os apreciadores de cachoeiras, há várias cachoeiras na cidade, como a Cachoeira das Andorinhas, a Cachoeira Grande (Balneário Cachoeira Grande), e a Cachoeira das Orquídeas. Além das cachoeiras, tem também o Parque da Carioca, nele está localizado a Fonte da Carioca onde os vilaboenses pegavam água para consumo, e atrai milhares de visitantes.

As trilhas também, são apreciadas, inclusive o Caminho de Cora Coralina tem início na cidade de Goiás e vai até a até a cidade de Corumbá de Goiás, com cerca de 300 km de trajeto, e passa por 8 municípios e 8 distritos. 
    

Seja pela história, pela cultura, ou pelas belezas naturais, a Cidade de Goiás é um destino perfeito para todas as ocasiões. 

 

4. Caldas Novas

10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Foto: divulgação/Thermas de Caldas

Bem-vindo ao paraíso das águas termais em Caldas Novas. Relaxe em parques aquáticos, mime-se em spas luxuosos e deixe que as propriedades medicinais das águas termais rejuvenesçam sua alma.

 

5. Caiapônia

10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Foto: Goiás Turismo

Descubra os segredos encantadores de Caiapônia, uma cidade que esconde belezas naturais e uma rica herança cultural.

Caiapônia, que fica a 318 km de Goiânia e 549 de Brasília,  é marcada por  belas paisagens e ecoturismo.  A cidade, que é a terceira maior em extensão do Estado de Goiás, teve a população estimada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 19.107 habitantes.

Ainda de acordo com IBGE, a cidade possui o  3° maior rebanho bovino de Goiás, é o 7° produtor de Soja  e o 9° maior produtor de milho Safrinha. Além do grande potencial econômico vindo do agronegócio, a cidade tem um imenso potencial turístico  graças às suas belezas naturais, que propiciam atividades como pedal,  trilha, mountain bike e esportes radicais nas cachoeiras e também banhos mais tranquilos  para as pessoas mais calmas.

 

6. Baliza

10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Foto: Reprodução/Niratan Fotografia

Explore a autenticidade de Baliza, um destino cheio de charme e histórias fascinantes. Goiás possui várias cidades que escondem muitos tesouros da natureza, alguns inclusive quase intocáveis. Uma das menores cidades do estado, há 418km de Goiânia e há 630km de Brasília, com apenas cerca de 5 mil habitantes (5.280 mais precisamente, estimada pelo IBGE/2020), possui uma imensa lista de pontos turísticos históricos e naturais que vão te deixar de queixo caído.

Baliza esconde vários espetáculos naturais, alguns deles quase intocáveis. Regiões turísticas pouco exploradas, mas que são verdadeiros paraísos de Goiás. Cânions, cachoeiras, corredeiras, construções histórias e ruas de pedras fazem parte deste cenário incrível.

 

7. Serra da Mesa

10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Foto: divulgação

Para os apaixonados pela pesca, a represa da Serra da Mesa é um tesouro. Com uma profusão de peixes, é o local ideal para relaxar e se dedicar à pesca esportiva.

 

8. Parque Estadual Terra Ronca

10 lugares turísticos que vão te convencer a ficar em Goiás no Carnaval

Foto: Reprodução/José Humberto de Paula

Localizado no município de São Domingos, o Parque Estadual de Terra Ronca (PETER) foi criado em 1989 para preservar a fauna, a flora, os mananciais e, em particular, o complexo cavernícola da região, com grande potencial para o ecoturismo e para pesquisas científicas.

O PETER abriga uma infinidade de cavernas, no parque são mais de 260 cavernas e grutas catalogadas, uma verdadeira riqueza espeleológica. Entre os atrativos turísticos do PETER estão as grutas Angélica, Terra Ronca I e II, São Bernardo e São Mateus. Mas também é possível fazer boia-cross no Rio São Vicente, rapel e tomar banho nas cachoeiras das Palmeiras e São Bernardo, e na cidade de São Domingos é possível fazer trilhas e visitar nascentes e veredas – uma das trilhas recomendadas é a subida do Morro do Moleque.

 

9. Parque Estadual da Serra de Caldas

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas | Conhecer Agora

Foto: Viajens Divertidas

Embarque em trilhas emocionantes e contemple vistas panorâmicas no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Após a jornada, mergulhe nas águas termais para um relaxamento merecido.

 

10. Parque Nacional das Emas

Guia completo do Parque Nacional das Emas – GO - Viagens Possíveis

Foto: Viajens Possíveis

Cupinzeiros naturalmente coloridos, safari, boia-cross, natureza exuberante e muita, muita aventura. Este são alguns dos atrativos que o visitante pode encontrar e curtir no deslumbrante Parque Nacional das Emas, localizado entre os municípios de Serranópolis (GO), Mineiros (GO), Chapadão do Céu (GO) e Costa Rica (MS). Por lá é possível presenciar o fenômeno raro e único da bioluminescência, quando os cupinzeiros ficam cheios de pontos brilhantes durante à noite, criando um cenário mágico e de encher os olhos.

Para os que querem presenciar esse espetáculo natural da bioluminescência, a época ideial de pico, é entre os meses de outubro e novembro. Além da beleza do fenômeno, o Parque Nacional das Emas é um destino sem igual para os que curtem turismo de aventura e esportes radicais. Já está louco pra conhecer o Parque?

 

Goiás é um estado cheio de surpresas e belezas incomparáveis. Cada destino é uma oportunidade de se perder na magia da natureza e da cultura local. Este feriado, mergulhe na essência autêntica de Goiás, onde cada cidade e cada atração contam uma história única. Sua aventura começa agora!

 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.