Parque Nacional das Emas em Goiás é um passeio exuberante e apaixonante para quem ama o cerrado
Safári, bioluminescência e muita aventura!
Localizado no coração do Brasil, o Parque Nacional das Emas em Goiás é um destino imperdível para os amantes do cerrado. Com sua rica biodiversidade e paisagens deslumbrantes, este parque oferece uma experiência exuberante e apaixonante.
Vamos explorar as maravilhas deste lugar único?
O Parque Nacional das Emas abrange uma área de mais de 130 mil hectares, sendo um dos maiores parques nacionais do Brasil. Ele foi criado com o objetivo de preservar a fauna e flora do cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo.
Parque Nacional das Emas, em Goiás.
Foto: Goiás Turismo
Ao visitar o parque, há a oportunidade de explorar trilhas bem sinalizadas que proporcionam uma imersão completa na natureza. Durante as caminhadas, é possível avistar diferentes espécies de animais, como a ema (ave símbolo do parque), tamanduá-bandeira, lobo-guará e cervo-do-pantanal.
Carro Safari no Parque Nacional das Emas. É possível alugar o veículo para passeios pela Unidade de Conservação.
Foto: Prefeitura de Mineiros.
Além da fauna diversificada, o cerrado também oferece uma flora única, com diversas espécies de plantas adaptadas às condições climáticas e ao solo característico da região. Durante a visita ao Parque Nacional das Emas, os turistas podem contemplar belas flores de ipês-amarelos e buritis, além de apreciar a imponência dos imensos chapadões que compõem a paisagem.
Uma das principais atrações do parque é o Rio Formoso, que corta a região e forma piscinas naturais de águas cristalinas. É o local perfeito para se refrescar durante os dias quentes e aproveitar momentos de relaxamento em meio à natureza.
Passeio de bote no Rio Formoso, no Parque Nacional das Emas.
Foto: Goiás Turismo
O fenômeno da bioluminescência e a passeio estilo safári atraem milhares de pessoas.
O que é a bioluminescência?
Fenômeno da bioluminescência no Parque Nacional das Emas, em Goiás.
Foto: Ary Bassous.
A bioluminescência é o fenômeno da emissão de luz visível por organismos vivos, que acontece principalmente em organismos do meio aquático, como bactérias, fungos, algas, moluscos e peixes. Ainda mais raro no ambiente terrestre, a bioluminescência ocorre em fungos, moluscos e principalmente nos insetos, como os vagalumes.
No Parque Nacional das Emas, a bioluminescência acontece por conta de uma espécie de vagalumes que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros que ocupam o local. Mesmo em estado de larvas, os vagalumes já emitem luz, e brilham para atrair insetos voadores da vizinhança, inclusive cupins, e fazer um bom jantar, criando um fenômeno de incomparável beleza. Os cupinzeiros são encontrados em várias regiões do país e até em municípios próximos do Parque Nacional das Emas, mas, por razões ainda desconhecidas, o fenômeno da bioluminescência só acontece no Parque.
Fenômeno da bioluminescência no Parque Nacional das Emas, em Goiás.
Foto: Alessandro Bearzi
Mais Informações
Central de Atendimento ao Turista de Mineiros
Endereço: Avenida Alessandro Marchió, N169, Centro
Telefone: (64) 3661-0006 | (64) 3661-0005
Email: [email protected]
Central de Atendimento ao Turista de Chapadão do Céu
Telefone: (64) 3634-1517
Valores para acessar o Parque Nacional das Emas
R$6,50 por pessoa para moradores de algum dos municípios vizinhos do Parque Nacional das Emas
R$13 por pessoa caso seja morador de outros municípios que não estejam na divisa com o Parque, como Goiânia, ou de outros estados ou países.
Estão isentos de pagamento: estudantes, crianças menores de 8 anos e maiores de 60 anos.
Horários de visitação
Diariamente das 07h às 16h.
Períodos de bioluminescência: das 07h às 23h.
Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.
Fotos: Prefeitura de Mineiros