Pesquisadores goianos descobrem nova espécie de dinossauro

A nova espécie possui uma proeminência extra marcada nas vértebras que a distingue das demais, além de outras diferenças na estrutura óssea

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
pesquisadores da ufg descobrem nova especie de dinossauro
Modelo do Tiamat valdecci (Imagem: Luciano Vidal)

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) identificaram uma nova espécie de titanossauro no Nordeste.

O Tiamat valdecii é o primeiro dinossauro encontrado na Bacia Potiguar na região da divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. A descoberta foi publicada na revista Zoological Journal of the Linnean Society.

O animal recebeu o seu nome em referência à deusa suméria Tiamat, muitas vezes retratada com um dragão. Os titanossauros são um tipo de saurópode com cabeça pequena e alongada e pescoço curto. A expedição levou cerca de 20 dias em uma região inóspita da Caatinga até os pesquisadores encontrarem vértebras completas da cauda do animal, além de outros fósseis parciais.

A nova espécie possui uma proeminência extra marcada nas vértebras que a distingue das demais, além de outras diferenças na estrutura óssea. Os fósseis foram levados para a Coleção de Répteis Fósseis do Departamento de Geologia da UFRJ.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.