Planta que você provavelmente tem no seu quintal é um santo remédio para a memória e antiestresse natural

Essa planta é uma das mais usadas para fazer aquele chá de qualidade

Kamilly Carvalho
Por Kamilly Carvalho
WhatsApp Image 2024 05 07 at 14.26.00
Capim de erva-cidreira (foto:reprodução/internet)

Nos dias de hoje é muito complicado encontrar remédios naturais que têm efeitos milagrosos como combater o estresse e melhorar a memória. Isso acontece porque com o avanço da tecnologia e da medicina, as formas de cuidados naturais são cada vez menos propagadas, por isso a busca por vias medicinais alternativas é incessante para muitos. Contudo, uma solução simples pode estar mais próxima do que você imagina: a erva-cidreira, uma planta comum que muitas pessoas cultivam em seus quintais.

Originária da região do Mediterrâneo, a Melissa officinalis, popularmente conhecida como erva-cidreira, é uma erva aromática pertencente à família da hortelã. Seu uso vem da antiguidade, onde era valorizada por suas propriedades medicinais e seu aroma relaxante.

Chá de erva-cidreira (foto:reprodução/internet)

Propriedades medicinais e benefícios da Erva-cidreira

Pesquisas científicas confirmaram o que os antigos já sabiam: a erva-cidreira possui uma série de benefícios para a saúde, especialmente no que diz respeito ao estresse e à memória. Rica em compostos ativos, como os flavonóides (possui ação antioxidante) e os ácidos fenólicos (atuam no combate de radicais livres, agentes responsáveis pelo estresse oxidativo), essa planta exerce efeitos positivos sobre o sistema nervoso e cognitivo.

Um dos principais benefícios da erva-cidreira é sua capacidade de reduzir o estresse e promover a sensação de calma e relaxamento. Estudos apontam que os compostos presentes na planta têm efeitos ansiolíticos e antidepressivos, ajudando a aliviar a ansiedade e a melhorar o humor.

Além disso, a erva-cidreira tem sido associada à melhoria da memória e da função cognitiva. Ela é indicada como calmante suave para quadros leves de ansiedade e insônia, casos de cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo e expectorante. Seu uso deve ser cauteloso em pessoas com pressão arterial baixa.

Pesquisas sugerem que seus compostos ativos podem proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a neuroinflamação, processos que estão relacionados ao declínio cognitivo e ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. 

Alguns outros benefícios:

  1. Melhoria na qualidade do sono;
  2. Combate à ansiedade e ao estresse;
  3. Alívio às dores de cabeça;
  4. Combate aos gases intestinais;
  5. Alívio aos sintomas da TPM;
  6. Combate aos problemas gastrointestinais; 
  7. Alívio à herpes labial;
  8. Eliminação de fungos e bactérias;
  9. Possui ação antioxidante;
  10. Auxílio no tratamento do Alzheimer.

Formas de uso e preparo da Erva-cidreira

Uma das vantagens da erva-cidreira é sua versatilidade de uso. Ela pode ser consumida de diversas formas, seja na forma de chá, tintura, óleo essencial ou mesmo fresca, adicionada a saladas e pratos culinários de diversos tipos.

Para o preparo do chá, basta adicionar algumas folhas frescas ou secas em água quente e deixar ferver por alguns minutos. O aroma suave e relaxante da planta se espalhará, o que te proporcionará um show sensorial. 

O óleo essencial de erva-cidreira também é amplamente utilizado na aromaterapia (técnica antiga em que utiliza-se óleos essenciais para harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente), onde seu aroma relaxante é inalado para aliviar o estresse e promover o bem-estar emocional. Além disso, o óleo essencial pode ser aplicado topicamente para aliviar dores musculares e articulares, graças às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

A erva-cidreira é muito mais do que uma simples planta decorativa. Ela é um verdadeiro tesouro da natureza, oferecendo uma variedade de benefícios para sua saúde física e mental. Por isso, da próxima vez que você der um passeio pelo seu quintal e avistar uma planta de folhas verdes e aromáticas, lembre-se de que pode estar diante de um santo remédio para a memória e o estresse. Aproveite os benefícios da erva-cidreira e permita-se desfrutar de momentos de tranquilidade e bem-estar em meio à agitação do dia a dia. 

Porém, nunca se esqueça que tudo em excesso é veneno, a erva-cidreira é segura quando consumida por, no máximo, 2 semanas. Contudo, se esta planta medicinal for consumida em quantidade excessiva ou por tempo maior do que o recomendado, pode causar alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, dores abdominais, tonturas, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão e respiração ofegante, por isso, beba com moderação! 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.